Após a fusão entre FCA e PSA, a Stellantis marcou um compromisso de manter viva todas as suas 14 marcas, incluindo a italiana Lancia. O novo Ypsilon, lançado este ano, marca um renascimento aguardado para a Lancia, que após tantos anos de glória, ficou renegada a fazer versões mais luxuosas de modelos da Fiat.
Este é um marco significativo para a Lancia, pois o Ypsilon de 2024 é o primeiro veículo totalmente elétrico da marca, com versões mild-hybrid de gasolina também planejadas para o futuro. Construído sobre a mesma plataforma do Peugeot 208, o Ypsilon tem um desenho bem diferente tanto por dentro, quanto quanto por fora, com elementos inspirados no conceito Pu+Ra HPE do ano passado.
Enquanto a marca Lancia faz alusão aos faróis e lanternas traseiras inspirados no icônico carro de rali Stratos, a Stellantis integrou um motivo “Y” distintivo nos conjuntos de luzes dianteiras e traseiras. O interior é nos moldes atuais, com o praticamente obrigatório conjunto de tela dupla, uma para os instrumentos, outra para o multimídia. Além de recursos de conectividade como carregador sem fio e integração de smartphone.
Sob o capô, o Ypsilon elétrico é impulsionado pelo mesmo motor dianteiro de 154 cv e uma bateria de 51 kWh usado pelos Peugeot e Opel elétricos, oferecendo uma autonomia respeitável de até 250 milhas no ciclo combinado WLTP. Com dimensões maiores em comparação com seu antecessor, o novo Ypsilon oferece mais espaço e conforto para os passageiros.
O lançamento do novo Ypsilon não se limita apenas à Itália, com planos de disponibilidade em mais de 70 concessionárias em toda a Europa, iniciando as vendas na Bélgica e Holanda ainda este ano, seguidas pela França e Espanha, e finalmente na Alemanha em 2025. A Lancia visa atrair uma clientela mais jovem com seu “hatchback premium”, que também marca a transição da marca para uma linha de veículos totalmente elétricos até 2028.
Este é apenas o começo do renascimento da Lancia, com planos futuros para trazer de volta os modelos “Gamma” e “Delta” em formatos totalmente elétricos, solidificando ainda mais sua posição dentro do grupo Stellantis e na indústria automobilística como um todo.