A Stellantis, conglomerado resultante da fusão entre a Fiat Chrysler e a PSA, anunciou um investimento monumental de R$ 30 bilhões até 2030. Com o aporte, a empresa se prepara para trazer ao Brasil novas tecnologias, como motorizações híbridas, mais modelos eletrificados e modernizar boa parte do portfólio oferecido no País.
Veja ofertas de Volkswagen Voyage certificados na Karvi!O anúncio foi feito pelo CEO da Stellantis, Carlos Tavares, que enfatizou o compromisso da empresa com o futuro da indústria automotiva sul-americana. Este investimento será destinado ao desenvolvimento de sistemas híbridos-flex, novas tecnologias e motores, além de abranger 40 lançamentos nos próximos 5 anos e meio.
Uma das grandes novidades é a introdução da tecnologia Bio-Hybrid, que oferecerá uma variedade de de motorizações, incluindo híbridos-leve, híbridos convencionais e híbridos plug-in. Essa diversidade de motores permitirá uma adaptação às necessidades específicas de cada modelo, com os híbridos-leve provavelmente ocupando espaço nos segmentos de entrada.
A Stellantis já havia revelado seus planos de produzir carros com a tecnologia Bio-Hybrid, mas o detalhe mais aguardado, o primeiro modelo a ser lançado, permanece em segredo. Especula-se que o veículo poderá ser produzido em Goiana (PE), o que sugere que marcas como Fiat, Jeep ou Ram poderiam estar na linha de frente desse lançamento.
Além disso, a empresa está trabalhando em diversas tecnologias, incluindo o Bio-Hybrid e o Bio-Hybrid e-DCT, sugerindo a inclusão de câmbios de dupla embreagem. Com a confirmação de 40 lançamentos até 2030, incluindo renovações de produtos e novas gerações, a Stellantis está pronta para transformar o mercado automotivo brasileiro.
Emanuele Cappellano, COO da Stellantis para a América do Sul, destacou a importância desse anúncio para o Brasil e a região, enfatizando a implementação de quatro plataformas globais e a introdução de oito novos powertrains, além das aplicações em eletrificação.