O grupo Subaru anunciou que pretende levantar sua primeira fábrica de carros elétricos. A informação foi dada ao jornal japonês de negócios Nikkei.
Essa é uma das primeiras vezes que a Subaru vem a público falar sobre planos para uma fabrica exclusiva de veículos elétricos.
A nova fábrica ficará localizada próximo a sede principal, na província de Gunma, em Ota. A planta já existente será reformada e equipada para produzir veículos elétricos.
Subaru fará rodada de investimento
Além disso, o Jornal Nikkei Asia enfatizou que a empresa visa o investimento de mais de 100 bilhões de ienes, ou seja, US$ 771 milhões de dólares, pois com esse valor acreditam ser capazes de aumentar a produção dos novos veículos elétricos.
No ano de 2020, a Subaru criou uma meta para carros elétricos e híbridos, o intuito é que eles representem mais de 40% das vendas globais até 2030.
A Subaru ainda não tem modelos elétricos, mas são produzidos cerca de 700 mil carros por ano, nesse número a maioria é movido a gasolina e uma parcela menor são dos híbridos.
Em novembro do ano passado, a Subaru apresentou o primeiro veículo 100% elétrico, chamado Solterra, que foi desenvolvido junto com a Toyota Motor Corp, principal acionista da empresa.
O SUV elétrico foi mostrado no Salão do Automóvel de Los Angeles, em 2021. A escolha pelo evento é pela importância do mercado norte-americano para a Subaru.
O chefe de tecnologia da marca, Tetsu Onuki, deu uma entrevista à Reuters, comentando sobre a funcionalidade e pretensão que possuem com a nova mudança: “Apesar de usarmos tecnologia da Toyota, queremos fazer híbridos que sejam indiscutivelmente da Subaru. Não é apenas sobre reduzir as emissões de CO2. Precisamos melhorar a segurança dos veículos e a performance de nosso sistema de tração integral”.
Sendo assim, nos próximos anos podemos esperar mais carros híbridos e a partir de 2030, veículos completamente elétricos da fabricante.