No início de agosto deste ano a Volkswagen reduziu os preços de todas as versões do T-Cross devido ao IPI mais baixo que foi instituído pelo Governo Federal. Mas logo em seguida aplicou um novo reajuste o deixando mais caro em todas as configurações disponíveis.
Governo Federal reduz novamente IPI para carros nacionais
Contudo, além disso, lamentavelmente a montadora de origem alemã reduziu a lista de equipamentos do modelo, que agora traz a central multimídia “VW Play” apenas na versão mais cara Highline e perde um de seus itens opcionais.
Conjunto mecânico
As motorizações e as transmissões não mudaram com a chegada da nova linha, ou seja, o T-Cross continua sendo equipado, na maioria das versões, com o propulsor 1.0 200TSI turboflex de 3 cilindros em linha, que rende potência máxima de 128cv (E) e 116cv (G) aos 5.500rpm, enquanto o torque de 20,4 kgfm (E/G) está disponível entre 2.000 e 3.500rpm.
Já a opção mais cara contempla o motor 1.4 250TSI turboflex de 4 cilindros em linha, o qual alcança até 150cv (E/G) aos 4.500rpm e 25,5 kgfm (E/G) entre 1.400 e 4.000rpm.
A transmissão é automática convencional de 6 velocidades para ambas as motorizações, assim como a tração é somente dianteira.
Mudanças na linha 2023
Além do preço, o que mudou na linha 2023 do Volkswagen T-Cross foi a disponibilidade da central multimídia VW Play de 10,1” com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, que agora está disponível somente na configuração Highline, enquanto as outras (Com exceção da Sense, que não traz nem mesmo um rádio) passam a trazer novamente a central Composition Touch de 6,5”, que também tem as conexões com os aplicativos de smartphone, mas exigindo um cabo para a conexão.
A VW Play traz ainda a possibilidade de baixar aplicativos diretamente no armazenamento da central, algo indisponível na multimídia com tela menor.
Outra mudança é que o sistema de som premium da Beats com subwoofer, que na linha 2022 fazia parte de um pacote de opcionais, não é mais oferecido para o modelo em sua gama 2023. Isso fez com que o modelo ficasse um pouco mais barato quando consideramos todos os opcionais disponíveis.
Equipamentos
Veja como a VW posiciona sua linha e os opcionais de cada versão:
- Sense 1.0 200 TSI Automático
- 6 airbags, 4 alto-falantes, ar-condicionado manual, assistente de partida em rampas, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido, cintos dianteiros com regulagem de altura, controles de tração e estabilidade, volante com ajuste de altura e profundidade, bloqueio eletrônico do diferencial, direção elétrica progressiva, retrovisores elétricos com função tilt-down no lado direito e repetidores de seta em LED, faróis com função Coming/Leaving Home, DRL em LED, iluminação no porta-malas, lanternas traseiras em LED, sensor crepuscular, sistema start-stop, volante multifuncional e vidros elétricos nas quatro portas.
- 1.0 200 TSI Automático
- Sense + 2 tweeters, piloto automático adaptativo com limitador de velocidade, apoio de braço dianteiro, saídas de ar traseiras, 2 tomadas USB para os passageiros de trás, faróis de neblina, sensor de pressão dos pneus, Post Collision Brake (aciona automaticamente os freios após uma primeira colisão), painel de instrumentos totalmente digital de 8”, rodas de liga-leve R16, sensores de estacionamento traseiros, frenagem automática de emergência, central multimídia Composition Touch de 6,5” e volante em couro com paddle shifts.
- Opcionais: Pacote Interactive IV (Câmera de ré, retrovisores com rebatimento elétrico, rodas de liga-leve R17 e sensores de estacionamento dianteiros) – R$ 3.050.
- Comfortline 1.0 200 TSI Automático
- 200TSI + ar-condicionado digital com comandos touchscreen, banco do motorista com ajuste lombar, câmera de ré, carregador de celular por indução, retrovisores com rebatimento elétrico, iluminação ambiente, Active Info Display (Painel de instrumentos totalmente digital de 10,25”), manopla da transmissão revestida em couro, detalhes externos cromados, rodas de liga-leve R17, modos de condução, sensores de estacionamento dianteiros, sensor de fadiga, chave presencial e tapetes adicionais em carpete.
- Opcionais: Pacote Sky View II (Teto-solar elétrico panorâmico, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico e somente 2 luzes de leitura dianteiras) – R$ 6.790 / Bancos revestidos parcialmente em couro – R$ 2.780.
- Highline 1.4 250 TSI Automático
- Comfortline + bancos revestidos parcialmente em couro, retrovisor interno eletrocrômico, pedaleira com acabamento em alumínio, sensor de chuva, detalhes internos e externos cromados e central multimídia VW Play de 10,1”.
- Opcionais: Pacote Bicolor I (Retrovisores e teto pintados em Preto Ninja) – R$ 2.720 / Pacote Sky View (Teto-solar elétrico panorâmico e somente 2 luzes de leitura dianteiras) – R$ 6.790 / Pacote Tech (Park Assist 3.0 e faróis full LED com regulagem automática do facho) – R$ 3.720.
Cores
- Sólidas: Branco Puro (R$595) e Preto Ninja (Gratuita).
- Metálicas: Prata Sargas, Azul Norway e Cinza Platinum (R$1.410).
- Especiais: Vermelho Sunset (R$1.910).
Vale lembrar que a versão Sense permite apenas as cores Branco, Preto e Prata, todas oferecidas gratuitamente.
Novo preço
Veja os preços atuais, a diferença em relação aos anteriores (Conforme já tínhamos mostrado por aqui anteriormente) e os valores considerando todos os opcionais disponíveis, inclusive pintura especial:
Preços: T-Cross 2022 vs 2023
Versão | Preço | Com todos opcionais | Diferença |
Sense 1.0 200TSI AT | R$113.420 | ——– | +R$2.110 |
1.0 200TSI AT | R$133.650 | R$138.610 | +R$1.260 |
Comfortline 1.0 200TSI AT | R$150.590 | R$162.070 | +R$1.570 |
Highline 1.4 250TSI AT | R$161.890 | R$177.030 | +R$3.060 |