É claro que se trata de um item que já vem incluído em qualquer veículo, seja o novo que sai da fábrica ou o usado de uma loja qualquer. Mas a verdade é que quando o assunto são os tapetes para seu carro, devemos explicar quais os tipos existentes e como escolher. Além de gosto, há suas especificidades. Entenda!
De modo bem parecido, por aqui já falamos sobre 5 acessórios e gadgets bacanas para usar no seu automóvel. Sobre higienização do carro: bem mais do que lavar; entenda e veja dicas! E até sobre kit de emergência obrigatório para seu veículo: o que diz a lei e como ficar em dia, evitando dor de cabeça? Confira!
Tapetes para seu carro: os 2 tipos principais
Basicamente, os tapetes automotivos são feitos de duas matérias-primas apenas. Ou eles são fabricados de borracha, que é o mais comum. Ou são confeccionados com tecido, seguindo o estilo “carpete”. Claro que a função vai ser sempre a mesma, e o modo de uso também. Mas o material pode acabar mudando alguns pontos.
Para começar, os tapetes de borracha são impermeáveis, o que pode facilitar na hora de fazer a higienização. Ou mesmo para manter o item limpo do uso do dia a dia. Além disso, são mais firmes e até mais robustos, pois não enrolam com facilidade.
Já os tapetes de tecido têm a desvantagem de sujar muito facilmente e de acabar enrolando. É até conhecida a polêmica da Toyota, que passou por processos de veículos que se acidentaram porque o tapete enroscava, causando a malfadada “aceleração contínua”.
Obviamente, a fábrica disse que era uma questão de mau uso, já que mesmo os tapetes de tecido têm uma base antiderrapante. Mas há quem diga que mesmo esse revestimento não resolve o problema 100%. Por isso, abaixo vamos ver como, afinal, escolher o melhor para você e não passar dor de cabeça.
Tapetes para seu carro: afinal, como escolher?
O que falamos sobre tapetes de tecido, de tipo “carpete”, pode ser relativamente problematizado. A verdade é que a tecnologia dos estilos de carpete tem evoluído bastante nos últimos anos. Alguns dos modelos são, por exemplo, repelentes de sujeiras, o que facilita o uso no dia a dia.
Mas é preciso entender que isso não é o mesmo que ser impermeável. Por outro lado, o grande diferencial do tapete de tecido é que ele tem maior apelo visual, e alguns o consideram mais bonito. Se esse for o seu caso, apenas tome mais cuidado no dia a dia. E use sempre as travas de fixação.
Sim, muita gente ignora que existem os clipes fixadores e travas para o tapete do carro. O que é fundamental para evitar acidentes, como referido antes. Então, se o modelo não tiver essa base de fixação, não caia nessa, por mais bonito ou barato que o conjunto possa ser.
Por fim, além da questão do material, é preciso prestar atenção nas dimensões do produto. A maioria dos tapetes tem um tamanho universal, porém já existem modelos tão diferenciados que é preciso verificar isso também. Se o tamanho não for apropriado, é outro motivo para você saltar fora.