O nome de Elon Musk já não é novidade para quem gosta de carros, estão até dizendo que ele tem tudo para ser o novo Henry Ford. Verdade ou não, a Tesla acaba de dar mais um passo rumo ao futuro, abrindo sua primeira fábrica na Europa.
Localizada em Grünheide, arredores de Berlim, a megafábrica é um verdadeiro complexo industrial, que custou cerca de 5 bilhões de euros. O foco é colocar 12 mil funcionários na planta e produzir nada menos que 500 mil carros elétricos por ano.
A inauguração foi um verdadeiro evento, contando com a presença do próprio Elon Musk, além do ministro da Economia alemã, Robert Habeck e do chanceler federal do país, Olaf Scholz.
Prova disso é que Musk, ninguém menos que o CEO da Tesla, entregou pessoalmente os primeiros carros já produzidos em solo alemão para seus respectivos compradores. Luxo com que os demais clientes não poderão contar, é claro.
Crescimento assombroso da Tesla
Quem gosta de estudar cases de sucesso no mundo dos negócios não pode ignorar a Tesla, provavelmente uma das empresas que ajudará a desenhar o futuro da indústria automotiva pelas próximas décadas.
Atualmente, poucas matérias concorrem com a enxurrada de notícias sobre o crescimento da gigante norte-americana. Por exemplo, no fim do ano passado a Tesla registrou um crescimento de 389%, e nada menos que 73% em termos de lucratividade.
Poucas semanas depois, já no começo de 2022, ela voltou às manchetes para anunciar um lucro recorde de US$ 5,5 bilhões, aproveitando para prometer um crescimento maior que os quase 400% do período anterior.
Com sede na Califórnia, a Tesla já tem fábricas também em Nevada e Nova Iorque, além de um polo fabril em Xangai, núcleo financeiro da China.
Aliás, recentemente foi confirmada a informação de que o governo nacional está tentando convencer Elon Musk a abrir uma fábrica da Tesla no Brasil. Mas os especialistas dizem que isso é pouco provável, ao menos no curto prazo.
Até porque, nem tudo são flores na história da Tesla. Vale lembrar que em 2019 ainda havia impasses e dúvidas sobre o modelo de negócio, o que fez a gigante contabilizar um prejuízo amargo na casa dos US$ 702 milhões.
Tesla na Alemanha
Se serve como consolo ou como exemplo de negociação, vale considerar que mesmo com a Alemanha as tratativas começaram em 2019 e demoraram até atingir um bom termo.
Só em 2020 as construções começaram e, apenas dois anos depois, chegaram ao fim. No caso, o estado de Brandemburgo autorizou a construção da fábrica automotiva, mas isso acabou gerando um certo ruído de informação.
Tudo porque a Tesla também iniciou a produção de uma fábrica de baterias, o que faz parte de sua estratégia de médio e longo prazo. Contudo, esse registro ainda não estava aprovado, então esse foi um dos fatores que atrasaram a produção para 2022.
Contando com uma área total de mais de 225 mil metros quadrados, a aprovação final para operar só veio mesmo em janeiro de 2022. Ou seja, quando as fases de produção para testes já estavam funcionando.
Em todo caso, se formos falar novamente no caso do Brasil, um primeiro passo importante seria nós fazermos investimentos na área de produção de baterias elétricas, pois isso seria um chamariz e tanto para a Tesla, essa gigante dos carros elétricos.
Com os Karvi Certificados inspecionamos o funcionamento de 280 itens presentes nos carros usados que vendemos através da nossa rede de concessionárias. Além disso, fornecemos ao comprador uma garantia mecânica de um 1 ano. Por isso, adquirir um certificado Karvi é a forma mais segura de comprar um carro seminovo. Confira mais sobre nossa forma de trabalhar e adquira seu modelo com tranquilidade clicando aqui. |