Todos sabem, de um modo ou de outro, que assumir o volante é algo exigente. De fato, é preciso exigir alguns pontos de todo condutor, não é mesmo? Daí falar sobre o teste psicotécnico e as melhores dicas para você ser aprovado. Confira!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Lembrando que, por aqui, já falamos sobre como se dar bem nas provas do Detran, de modo geral. Sobre a prova teórica do Detran, especificamente. E até mesmo sobre a prova prática do Detran-SP. Agora, para entender melhor sobre o teste psicotécnico, siga adiante!
Teste psicotécnico: o que ele é, afinal?
Para começar, você precisa entender o que exatamente é o teste psicotécnico. Pois entendendo sua proposta, fica mais fácil você absorver as melhores dicas para ser aprovado. No fundo, ele é um exame sobre sua personalidade, que investiga pontos como:
- Raciocínio lógico;
- Tomada de informação;
- Comportamento geral;
- Tomada de decisões;
- Processamento de informação;
- Concentração;
- Memorização e afins.
Ao ler a lista acima, já fica mais claro que essas aptidões realmente têm a ver com o volante, não é mesmo? Além de certa destreza, o controle mental e emocional também conta. Por isso mesmo, trata-se de uma avaliação psicológica, feita exclusivamente por pessoas formadas na área.
Teste psicotécnico: dicas para ser aprovado
Do que falamos até aqui já ficou claro que o teste psicotécnico não se trata de questões objetivas. Ou mesmo de conhecimentos gerais, mas sim de um exame psicológico. No fundo, não se trata de respostas “certas” ou “erradas”.
Por um lado isso é bom, porque você não precisa estudar nada, suas condições individuais é que serão analisadas. Por outro lado, isso aumenta a ansiedade de muitos. Então, a primeira grande dica é você dormir bem e se alimentar bem.
Sim, um dia antes você já deve se preparar para conseguir se concentrar na hora da prova. Esse bom rendimento do descanso e da concentração já é meio caminho andado. Assim, você poderá fazer esforços mentais maiores.
Outra dica valiosa: antes de chegar ao local, faça algum tipo de meditação. Nada transcendental, claro, mas apenas um exercício mental. Você pode prestar atenção na sua própria respiração, e treinar ainda mais o foco. Assim, poderá fazer, com maior sucesso, tudo o que seu avaliador pedir.
Teste psicotécnico: o que mais reprova?
Outro modo de dar dicas sobre como ser aprovado no teste psicotécnico é esta. Ou seja, explicando melhor o que mais costuma reprovar. Ao evitar esses problemas, você também estará fazendo um esforço estratégico para ser aprovado.
O primeiro ponto é o que citamos acima: a ansiedade. Portanto, você vai precisar lidar com o nervosismo. Qual o melhor modo de fazer isso? É simples, basta pesquisar na internet sobre provas de teste psicotécnico, e estudar o maior número possível.
Assim, quando chegar na hora você já vai conhecer boa parte dos exercícios, sem que seu avaliador lhe cause ansiedade. Como vimos, aqui o corpo e a mente precisam estar em dia. Também assim, outra coisa que faz reprovar é o celular.
Sim, pois se você deixar o celular ligado é bem provável que perca mesmo o foco. Outro ponto é que muitos não tiram suas dúvidas na hora certa. Então, converse com o avaliador antes de iniciar e durante o processo. Em vez de “esconder suas dúvidas e seus medos”.
Dicas ainda mais práticas incluem não usar uma roupa desconfortável. Também não se atrasar, e daí em diante. Por fim, lembre-se que quando alguém é reprovado, isso não atesta que a pessoa “não serve pra dirigir”.
Só indica que, naquele dia e hora, você não estava apto, o que não exclui novas tentativas. Tanto que, segundo a própria lei, dentro de 30 dias você já pode tentar de novo. Trata-se do artigo 11 da Resolução nº 425/12, do próprio CONTRAN.