Uma das principais dúvidas de motoristas na hora de comprar carros novos ou carros usados é quanto aos tipos de câmbio disponíveis no mercado e qual a melhor opção para o seu uso. Para não errar nessa escolha, é preciso levar em consideração as vantagens e desvantagens de cada câmbio.
Com a evolução da tecnologia, alguns itens comuns até algum tempo atrás foram substituídos ou removidos. Entre essas mudanças, se destaca o surgimento de novos tipos de câmbio, com diferentes formas de funcionamento, desempenho e nível de consumo. Em comum, esses diferentes tipos de câmbio apresentam sistema de transmissão mais desenvolvido, capaz de garantir ao motorista maior controle sobre a velocidade do carro.
A caixa de transmissão é um dos itens mais importantes de um automóvel e – dependendo da aplicação – é bastante valorizada pelos fabricantes. Geralmente, os tipos mais utilizados de transmissão para automóveis são: manual e automática. Mas existem outros tipos, tais como automatizada e automatizada de dupla embreagem, por exemplo.
Câmbio Manual/ Mecânico
Este é o tipo de transmissão mais popular no Brasil, estando presente na grande maioria dos veículos que rodam no país hoje. A ideia é simples: através de uma sequência de engrenagens se transfere a força do motor para as rodas por meio da embreagem.
Neste tipo de câmbio, é o próprio condutor quem deve realizar o acionamento da embreagem e a seleção da marcha. Este processo se inicia ao pressionar o pedal de embreagem para desacoplar o motor e liberar a movimentação das engrenagens da caixa de câmbio.
Ao movimentar a alavanca de câmbio, o condutor aciona um componente chamado garfo de engate – este acionamento pode ser feito por varões, que transmitem mais vibração do conjunto mecânico para a alavanca, ou por cabos. Ao selecionar a marcha desejada, o garfo de engate faz com que as luvas de engate se encaixem à engrenagem desejada.
O câmbio manual é indicado para os motoristas que preferem interferir diretamente na condução do veículo. Além disso, por ser o sistema mais difundido atualmente no País, ele pode ser uma boa opção para quem deseja manutenção mais em conta, já que é mais fácil de encontrar peças e reparadores para este tipo de transmissão. Essa transmissão também é a que menos têm perdas energéticas, reduzindo o consumo de combustível.
As vantagens:
- Geralmente estes veículos possuem valores um pouco mais baixos do que aqueles que possuem outros tipos de transmissão
- Oferece maior controle sobre o veículo quando usado corretamente.
- É de fácil manutenção.
As desvantagens:
- A manutenção se faz necessária com mais frequência, pois há maior desgaste das peças;
- Requer maior habilidade do motorista e atenção devido a troca de marchas;
- A troca errada de marchas pode levar a um maior consumo de combustível.
Câmbio Automático
Este é o tipo de transmissão que mais proporciona conforto aos motoristas na hora de dirigir. Isto porque a mudança de marchas aqui dispensa qualquer tipo de ação de quem está na direção.
O câmbio automático é indicado para pessoas que não queiram, ou que não podem realizar o processo de acionamento das marchas, que consiste em pressionar o pedal da embreagem e movimentar a alavanca da transmissão. As desvantagens do câmbio automático são o custo de manutenção mais elevado em relação às transmissões manuais e alguns cuidados específicos para a utilização. Além disso, os veículos equipados com este sistema de câmbio também costumam ser mais caros que as versões equivalentes equipadas com câmbio manual.
Como funciona o câmbio automático?
O câmbio automático não possui engrenagens separadas com relações diferentes para cada marcha, como acontece no câmbio manual. O câmbio automático utiliza um sistema de engrenagem planetária, com funcionamento mais complexo.
Nesse conceito de construção, a mudança de marcha é feita a partir da mudança das combinações entre as engrenagens no interior da engrenagem planetária, permitindo diferentes relações. O sistema do carro analisa a velocidade do veículo e a rotação do motor para definir quando deve ser feita a mudança.
Outro ponto bastante diferente é a ligação entre a caixa de câmbio e o motor. No câmbio manual existe o conjunto de embreagem que faz uma ligação física entre as partes. No câmbio automático a ligação é através de um componente chamado conversor de torque. Nesse conceito, a ligação entre as partes é feita de forma hidráulica, através de um fluido que movimenta uma turbina e permite a transferência da força do motor para a transmissão.
É justamente por causa do conversor de torque e esse acoplamento indireto que é possível parar com um carro automático engatado e ele não “morrer”.
As vantagens:
- É mais fácil e confortável, além de que evita os “solavancos” durante troca de marcha, como no manual.
- Normalmente dura mais do que os outros tipos de transmissão.
As desvantagens:
- O preço de manutenção costuma ser mais caro, além de mais complexa.
- Consumo de combustível maior
- Custo maior no valor do carro
Câmbio Automatizado de Dupla Embreagem
Neste tipo de transmissão há um sistema de embreagens que realiza a troca de marcha, semelhante ao empregado nos câmbios manuais. A diferença, no caso, é que o condutor não precisa realizar movimentos para trocar as marchas.
No caso dos câmbios automatizados simples, de apenas uma embreagem, eles são aconselhados às pessoas que buscam um veículo automático, porém, sem gastar tanto. Em alguns casos, o desempenho deste tipo de câmbio pode apresentar “engasgo” entre as trocas de marchas, mas tal característica tem diminuído ao longo do tempo com a evolução do sistema. Esse engasgo é causado pelo fato que o sistema do câmbio necessita interromper momentaneamente a aceleração do modelo para realizar a troca de marcha.
Os modelos com câmbio automatizado de dupla embreagem possuem trocas de marchas muito rápidas e suaves. Isso ocorre porque enquanto uma marcha está engatada através de uma embreagem, a marcha seguinte já está pré-engatada. Assim, a troca acontece em frações de segundos. Esse tipo de câmbio é muito comum em modelos esportivos, com foco em alto desempenho.
As vantagens:
- Velocidade de troca de marchas é mais rápida
- Não há perdas energéticas que comprometam o desempenho
- Consumo de combustível é equivalente ao câmbio manual
As desvantagens:
- Requer mão de obra altamente especializada para manutenção
- Os modelos com esse tipo de câmbio costumam ser mais caros
Câmbio CVT
A Transmissão Continuamente Variável é um dos tipos mais avançados tecnologicamente em termos de câmbio. O CVT não possui marchas pré-definidas, como os modelos anteriores. Esta transmissão é feita através de um sistema de correia, como se existissem infinitas marchas.
A principal vantagem do câmbio CVT é que, ao manter o carro sempre na faixa ideal de rotação do motor, ele possibilita reduzir o consumo de combustível. Entretanto, este equipamento cria uma sensação de marcha única, já que a variação da relação de marcha acontece de forma contínua, o que pode desagradar motoristas que buscam uma condução mais emocional e esportiva.
Como funciona o câmbio CVT?
O sistema mais comum de câmbio CVT é composto por duas polias interligadas por uma correia metálica, no lugar das engrenagens utilizadas nos demais tipos de câmbio. São essas polias variáveis que permite criar “infinitas” relações de marchas para sempre aproveitar a melhor faixa de rotação do motor, seja para menor consumo de combustível ou para maior desempenho.
O sistema analisa, basicamente, os dados de velocidade do carro e rotação do motor para variar a posição das polias a mudar a relação de marcha. Esse conceito da a sensação para o motorista de que o veículo está sempre em uma mesma, mas com a velocidade mudando.
Os câmbios CVTs mais modernos trazem uma programação adicional para simular trocas de marchas, e melhorar a sensação do motorista do carro que, em sua maioria, estão acostumados com a troca de marcha no câmbio dos automóveis.
As vantagens:
- Consome menos combustível
- Maior conforto ao dirigir
As desvantagens:
- Maior custo de produção e no valor final do carro
- Exige manutenção mais rigorosa e especializada
Entre ostipos de câmbios, o mais recomendado será aquele que se adequa ao perfil do motorista, levando em consideração as necessidades e expectativas de cada um. Na hora de analisar os carros à venda com câmbio manual, automático, CVT ou automatizado, é necessário que se faça uma pesquisa e testes drives, para saber qual melhor lhe atende.