Não faz muito tempo que a Toyota apresentou mundialmente um esportivo baseado em seu modelo mais famoso, o Corolla.
Montado apenas na carroceria hatch, ele traz o verdadeiro DNA de performance, já que é desenvolvido pela Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota.
O hatch foi confirmado para o Brasil para 2023, mas a novidade é que executivos da marca não descartaram a possibilidade de criação de um GR em cima da carroceria sedã – mais famosa que o hatch.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Em entrevista para a revista Motor Trend, o vice-presidente executivo de vendas da Toyota North America, Bob Carter, foi questionado sobre um GR sedã e respondeu que: “devemos ficar atentos”.
Mesmo sem a confirmação, isso indica que a Toyota considera usar sua carroceria mais famosa do Corolla para fazer um “esportivo de tiozão”.
Contudo, como o nome de nenhum modelo foi comentado, existe a possibilidade de que outro sedã receba essa configuração, e não necessariamente o Corolla, embora os rumores mais recentes apontem para ele.
Outro candidato para um novo “GR Sedan” é o Camry, mas tenhamos em mente que o desenvolvimento do GR Corolla sedan seria muito mais prático e rápido para a Toyota, pois poucas alterações precisariam ser realizadas em relação ao GR Corolla hatchback que já está pronto.
Toyota GR Corolla
O hatch esportivo da Toyota chegará ao Brasil no ano que vem para concorrer diretamente com o Honda Civic Type R, que também será lançado em 2023.
A base do Corolla GR conta com um motor 1.6 turbo à gasolina de 3 cilindros em linha, que rende potência máxima de 304 cv aos 6.500 rpm e 37,7 kgfm de torque entregues entre 3.000 rpm e 5.500 rpm.
A transmissão, por mais que isso esteja raro no mundo atual, é manual de seis marchas, enquanto a tração nas quatro rodas (chamada de GR-Four) traz a possibilidade de ajustes na divisão de torque, nas proporções 60-40, 50-50 e 30-70.