Lançado em março de 2021, o Toyota Corolla Cross é um dos representantes mais novos no segmento de SUVs médios que fica cada vez mais competitivo com novos integrantes. O modelo tem concorrentes de peso como o Jeep Compass, líder da categoria, e o Volkswagen Taos, por exemplo.
Oferecido em quatro versões diferentes, o modelo carrega o peso que possui o nome da montadora Toyota, conhecida principalmente pela alta confiabilidade e simplicidade na manutenção, e pela facilidade na revenda. Sua grande vantagem é ser o único da categoria a oferecer motorização híbrida!
Design
Apesar de utilizar o mesmo nome do sedan da Toyota, o design se diferencia bastante do Corolla sedan.
Na dianteira ele traz uma grande grade com formato semelhante a um trapézio. Os faróis também são longos e possuem iluminação de LED em todas as versões, com exceção da configuração de entrada. Os faróis de neblina em LED ficam logo abaixo da grade frontal.
Enquanto a lateral tem destaque apenas por trazer a nomenclatura “Corolla Cross” na coluna C, a traseira entrega um visual bem diferente, com para-choque espesso e lanternas longas com formato horizontal.
As versões híbridas trazem o emblema “Hybrid” na lateral, além do acabamento azul nos logotipos da Toyota e nos faróis.
Conjunto Mecânico
O crossover médio da montadora japonesa é o segundo modelo do mundo a oferecer a tecnologia híbrida flex, já que o Corolla sedan foi o primeiro.
Nas versões XR e XRE, ele entrega o motor Dynamic Force, um 2.0 aspirado flex de 4 cilindros em linha que rende potência máxima de 169cv com gasolina e 177cv com etanol, entregues aos 6.600rpm. O torque máximo é de 21,4 kgfm independentemente do combustível, e é entregue aos 4.400rpm. A transmissão é CVT com simulação de 10 velocidades, contendo uma engrenagem para a primeira marcha.
A outra opção de powertrain é composta por um motor 1.8 a combustão de 98cv com gasolina e 101cv com etanol, com torque atingindo 14,5 kgfm com ambos.
Ele trabalha em conjunto com dois motores elétricos, que rendem 72cv de potência e 16,6 kgfm. A combinação de torque e potência dos motores não é feita apenas somando os números, portanto a potência combinada é de 122cv, mas o torque combinado infelizmente não é divulgado pela montadora.
Neste caso a transmissão é chamada de Hybrid Transaxle, que apesar de trabalhar com relações infinitas igualmente ao câmbio CVT, conta com engrenagens ao invés de polias com correia.
Consumo e Desempenho
Os números oficiais do Inmetro dizem que o Corolla Cross 2.0 consegue rodar na cidade, até 8 km/l com etanol e 11,8 km/l com gasolina, passando para 9 km/l e 12,8 km/l na estrada.
Com a tecnologia Hybrid, o modelo percorre em trajeto urbano, até 11,8km com 1L de etanol e 17km com 1L de gasolina. Em percurso rodoviário o consumo fica pior, já que essa situação de rodagem necessita de um uso maior do motor à combustão. São 9,6 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina.
Infelizmente a montadora japonesa também não divulga os números de desempenho.
Versões e Equipamentos
A primeira configuração da linha é a XR 2.0 CVT, que parte de R$146.590 e entrega de série, 7 airbags, DRL, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, faróis de neblina em LED, sensor crepuscular (Acendimento automático dos faróis), ar-condicionado digital com saídas de ar traseiras, retrovisores externos com rebatimento elétrico, controles de estabilidade e tração.
Assistente de partida em rampas, rodas de liga-leve R17, 2 entradas USB traseiras, painel de instrumentos com tela colorida em TFT de 4,2” e central multimídia Toyota Play de 8” com conexão de Android Auto e Apple Car Play por fio.
A próxima versão é chamada de XRE 2.0 CVT e se inicia em R$157.090, adicionando bancos em couro na cor preta, chave presencial com partida por botão, faróis Full LED, piloto automático, retrovisor interno eletrocrômico, lanternas traseiras em LED e paddle shifts no volante.
Já na opção XRV 1.8 Hybrid CVT, o preço é de R$181.190, e ela acrescenta aos equipamentos, piloto automático adaptativo, retrovisores com função tilt-down e alerta de ponto cego, manta acústica sob o capô, frenagem automática de emergência, farol alto automático, sensores de estacionamento dianteiros e sistema de permanência em faixa.
Como configuração de topo da gama, a versão XRX 1.8 Hybrid CVT parte dos R$188.590 e oferece como diferencial, revestimento em couro claro, ar-condicionado digital dual-zone, banco do motorista com regulagem elétrica, iluminação ambiente, teto-solar elétrico e painel de instrumentos colorido em TFT com tela de 7”.
Com oferta até dezembro de 2021 ou enquanto durarem os estoques, a Toyota oferece o Corolla Cross Special Edition 1.8 Hybrid CVT por R$192.690, edição limitada que é baseada na XRX, tendo como diferencial o carregador de celular por indução, estribo lateral, soleira nas portas e bandeja de borracha para o porta-malas.
Como não há opcionais, somente as cores podem aumentar o preço de cada versão. A sólida Branco Polar não possui custo adicional, enquanto as metálicas Vermelho Granada, Cinza Granito, Preto Infinito e Prata Lua Nova adicionam R$1.950 ao valor. A perolizada Branco Lunar é mais cara, acrescentando R$2.250 ao preço total do carro.
Nas versões híbridas XRX e Special Edition, a cor metálica Azul Netuno também está disponível.
Dimensões
Aqui encontramos um ponto negativo do Corolla Cross, já que o sedan ganha em diversas dimensões. Confira a tabela:
Dimensões | Corolla Cross | Corolla |
Comprimento | 4,46m | 4,63m |
Largura | 1,82m | 1,78m |
Altura | 1,62m | 1,45m |
Entre-eixos | 2,64m | 2,70m |
Ângulo de ataque | 21° | 20° |
Vão livre | 16,1cm | 14,8cm |
Porta-malas | 440L | 470L |
Tanque de combustível | 2.0 – 47L / Hybrid – 36L | 2.0 – 50L / Hybrid – 43L |
Capacidade de reboque | 2.0 – 700kg / Hybrid – 400kg | 2.0 – 700kg / Hybrid – 400kg |
Mesmo custando mais de R$22.000 em relação ao sedan, o Corolla Cross é inferior em vários quesitos como comprimento, entre-eixos, porta-malas e capacidade de armazenamento do tanque de combustível.
Entretanto, pelo fato da construção mais elevada do modelo, o seu espaço interno no banco traseiro é muito bem aproveitado, sendo tão bom quanto no Corolla Sedan.
Painel e Multimídia
O SUV médio traz uma multimídia relativamente básica em relação ao segmento, sem nenhum destaque. Com tela sensível ao toque de 8”, ela traz conexão com Android Auto e Apple Car Play, mas ainda por fio em ambos.
O painel de instrumentos é bom na versão mais cara XRX, que possui uma tela digital de 7”, mas ainda assim não é 100% digital como em outros concorrentes. Já as outras versões utilizam um painel convencional com conta giros e velocímetro analógicos, dispondo apenas de uma tela digital na direita, que pelo menos é colorida.
Compensa comprar um Toyota Corolla Cross?
Para o consumidor que busca um crossover médio híbrido, não há outra opção atualmente a não ser o Corolla Cross nas versões mais caras. Se o cliente não se importa com a tecnologia híbrida, as opções convencionais do modelo podem deixar a desejar em certos quesitos, principalmente pela falta de um motor turbo e de equipamentos mais tecnológicos.
Equipamentos como teto-solar panorâmico (O teto-solar disponível é convencional), Park Assist, abertura elétrica do porta-malas e freio de estacionamento eletrônico não estão disponíveis em nenhuma versão. Esse último, por exemplo, é acionado por um pedal, solução não muito conveniente e tecnológica.
Mesmo com preço na casa de 20 mil reais a mais que o sedan, o crossover também não oferece suspensão independente nas quatro rodas, algo que o irmão tem desde a versão mais barata.
A maior vantagem de ser um “SUV” seria desfrutar de bons ângulos de entrada e saída, além do vão livre em relação ao solo, mas esses números são muito próximos do irmão. Assim, o principal ganho para o motorista acaba sendo a posição de dirigir mais elevada.
O Corolla Cross é um carro ideal para o motorista conservador que busca conforto, confiabilidade e economia de combustível. Se você valoriza esses itens, o Toyota Corolla Cross é um modelo que se encaixa nas suas necessidades, e na Karvi você pode fazer uma compra 100% segura, acompanhada do início ao fim e com as melhores ofertas disponíveis.