Se nos Estados Unidos o Toyota Camry é um dos veículos de passeio mais vendidos, no Japão, país sede da marca, o cenário é bem diferente. Tanto que a marca está tirando o sedã de linha por lá, após somente 6 mil unidades vendidas em 2022. Globalmente, são 600 mil unidades, metade delas apenas no mercado americano.
Assim como no restante do mundo, os compradores japoneses migraram dos sedãs para os SUVs, mas como o mercado japonês é bem menor, o Camry entrará no obituário de sedãs médio-grandes que saíram de linha nos últimos anos no Japão. Além disso, boa parte dos compradores mais fiéis do sedã podem ficar com o recém-lançado Crown.
Desde o lançamento em 1980, a Toyota já produziu mais de 21 milhões de unidades do Camry, com os Estados Unidos sendo seu principal mercado. Apenas lá foram 13 milhões de unidades desde 1982, quando o sedã chegou ainda importado do Japão.
O Camry ganhou mesmo o “coração” dos americanos no início dos anos 1990, quando passou por um completo redesenho, feito estritamente com os gostos locais em mente. Desde então, sempre esteve entre os mais vendidos.
O modelo também foi o carro mais vendido nos Estados Unidos consecutivamente entre 2002 e 2016, algo como o Volkswagen Gol foi por aqui. Apenas as picapes da Série F vendiam mais do que o Camry nos Estados Unidos.
Em 2017, o sedã perdeu a liderança para outro Toyota, o RAV4, num claro movimento em direção aos SUVs. Mesmo com o fim das vendas no Japão, o Camry continua um dos protagonistas na estratégia global da Toyota. O modelo se mantém como opção acima do Corolla e um carro aspiracional em vários mercados da Ásia.
Uma nova geração deverá ser apresentada em 2024, para concorrer diretamente com o Honda Accord, que também acabou de ganhar uma nova iteração. O próximo Camry deverá ter motores mais eficientes e opções híbridas. A atual foi lançada em 2017.