Ao que tudo indica, a Toyota não deverá ficar de fora do sucesso que Ford e Hyundai vêm fazendo com suas picapes compactas nos Estados Unidos.
A japonesa avalia criar uma rival para as picapes Maverick e Santa Cruz. A novidade seria baseada na plataforma modular TNGA, a mesma do Corolla, Corolla Cross e RAV4.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
A marca confirmou para a imprensa norte-americana que trabalha na possibilidade de lançamento de uma picape nesse segmento.
Por enquanto, o mais próximo que a Toyota chega da Ford Maverick é com a picape Tacoma, que é um pouco maior que a Hilux.
Ela é vendida apenas nos Estados Unidos e disputa mercado com a Ford Ranger e a Chevrolet Colorado.
No entanto, a Tacoma, assim como todas as outras picapes da Toyota, usa carroceria sobre chassi. O formato é mais rústico do que as picapes mais novas, que usam construção monobloco.
Por isso, a Toyota pode investir num novo modelo. Usar a plataforma TNGA, que também dá base aos atuais RAV4 e Highlander, pode diminuir os custos de desenvolvimento do novo modelo.
A picape certamente teria os mesmos motores híbridos dos demais modelos da família. Também teria as mais recentes inovações do pacote de itens de segurança Safety Sense.
Vale lembrar que a Ford Maverick, apesar de no Brasil ser vendida apenas com motor a combustão, tem nos Estados Unidos uma opção com motorização híbrida.
Nova Toyota Tundra está no forno
Paralelo a isso, a Toyota está trabalhando na nova geração da Toyota Tacoma, aguardada para 2023. A nova picape deverá usar a plataforma TNGA-F, com chassi sobre longarinas.
A nova geração também deverá ter uma versão totalmente elétrica. A Toyota já antecipou o modelo com um conceito mostrado em 2021.
Além do jeitão de elétrico, o conceito também antecipou as possíveis linhas da nova picape, muito próximas da irmã maior Tundra.