O Toyota GR Corolla desembarca em terras brasileiras em duas versões, e traz consigo uma bela vantagem em relação ao seu maior concorrente, o Honda Civic Type R. Com um motor 1.6 turbo de 3 cilindros, o GR Corolla entrega bons 305 cv e 37 kgfm de torque, superando os 297 cv e 42,8 kgfm de torque do motor 2.0 turbo do seu oponente.
Um dos destaques do GR Corolla é o câmbio manual de 6 marchas, aliado a um sistema de tração integral que pode ser ajustado por meio de um seletor localizado no console central. Com suas dimensões de hatch médio, o veículo mede 4.407 mm de comprimento, 2.640 mm de entre-eixos, 1.851 mm de largura e 1.479 mm de altura, pesando 1.485 kg em ordem de marcha.
As rodas forjadas de 18″, assinadas pela renomada marca BBS, são equipadas com pneus 235/40 e abrigam freios com discos de 14″ na dianteira e 11,7″ na traseira.
No Brasil, o GR Corolla estará disponível em duas versões: Core (R$ 416.990) e Circuit (R$ 461.990). A versão Circuit se diferencia ao oferecer teto em fibra de carbono, Head-up Display, alerta de ponto-cego e carregador por indução. Nessa primeira fase de lançamento, serão disponibilizadas 99 unidades, sendo 20% da versão Core e 80% da versão Circuit. As primeiras unidades serão entregues aos concessionários com GR Garage nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.
Esta é a primeira vez na história em que o Corolla vem ao País na carroceria hatch, e também marca a primeira vez que um esportivo da Toyota é oficialmente lançado por aqui.
Durante o desenvolvimento, o presidente global da marca, Akio Toyoda, teve participação ativa no projeto, aplicando sua vasta experiência em competições. No exterior, inclusive, há uma versão limitada em homenagem a Toyoda, denominada Morizo.
Sob o capô, encontra-se o motor 1.6 mais potente já utilizado em um carro de produção. A carroceria do GR Corolla possui um visual esportivo proposital, com aumento de 30 mm em sua largura. Além da melhoria aerodinâmica, as bitolas mais largas na dianteira (60 mm) e traseira (90 mm) trazem consigo uma suspensão específica para se adaptar às mais diversas situações. A versão Circuit apresenta uma redução de peso e melhorias na suspensão e no sistema de tração integral.
Para garantir uma estrutura rígida, o esportivo recebeu 349 pontos de solda adicionais em comparação com o Corolla convencional, além de outros reforços estruturais. No interior, destaca-se o freio de estacionamento manual, projetado para ser utilizado durante a pilotagem.
O painel de instrumentos é exclusivo do GR Corolla, com um display de 12,3″, e o sistema de entretenimento possui uma tela de 7″, em substituição à tela de 8″ presente no modelo global.
Segundo a Toyota, essa troca foi necessária para compatibilizar o sistema com a faixa estendida de FM utilizada no Brasil. A lista de equipamentos inclui ar-condicionado de duas zonas, bancos em suede, Toyota Safety Sense e diferencial Torsen com deslizamento limitado.