A Toyota acaba de lançar no Brasil dois novos modelos de sua divisão esportiva, apelidada de GR-S. O Corolla Cross, crossover médio baseado no Corolla, recebe uma configuração de cunho esportivo pela primeira vez, enquanto a picape média Hilux já havia estreado essa mesma versão há alguns anos, agora voltando ao mercado novamente com atualizações.
GR-S
Quando um carro traz apenas modificações estéticas em uma versão definida como esportiva, ele acaba sendo conhecido popularmente com um modelo “esportivado” já que não conta com nenhuma modificação mecânica ou estrutural. Porém, felizmente a marca realizou modificações na motorização dessa versão, ao menos na Hilux.
A sigla “GR-S” significa “Gazoo Racing Sport”, ou seja, se trata da divisão esportiva da montadora Toyota, que inclusive participa de campeonatos com carros preparados para este fim.
Toyota Hilux GR-S
A primeira aparição da Hilux GR-S no Brasil ocorreu no Salão De Automóvel na edição de 2018, com lançamento oficial ocorrendo no começo de 2019, quando as 420 unidades foram oferecidas por cerca de R$206.990. Ela utilizava o mesmo motor 2.8 diesel, mas na época com calibração diferente.
Em fevereiro de 2020 a marca lançou uma nova edição da Hilux GR-S, neste caso ofertando uma configuração com motor 2.8 diesel e outra com um 4.0 V6 à gasolina, custando R$220.090 e R$204.990, respectivamente.
A camionete retorna agora trazendo novamente essa versão esportiva, porém montada com base no modelo de visual mais recente, já que a Hilux foi atualizada nesse meio tempo.
Design
O grande destaque dessa nova alternativa é o design, evidenciando na dianteira o capô pintado em preto e a grade em novo formato, agora trazendo o nome “Toyota” por escrito ao invés do logo tradicional, com um emblema menor ao lado destacando a versão GR-S. A moldura dos faróis de neblina também recebem acabamento exclusivo.
Na lateral destaca-se as novas rodas de liga-leve R17, além de alargadores de para-lamas com detalhe em vermelho, estribo lateral e adesivos na região inferior das portas.
É a traseira que entrega um visual mais comum, com o pequeno logotipo que indica a configuração esportiva e o para-choque escurecido.
Já o interior continua entregando detalhes em vermelho, como nas costuras dos bancos (estes que incluem o logo gravado no apoio de cabeça) e no volante, além de uma faixa no painel.
Os bancos misturam couro sintético e suede, e vale lembrar também que toda Hilux GR-S possui um emblema no console central indicando qual é o número da unidade fabricada.
Linha 2022
O conjunto mecânico continua trazendo o motor 2.8 diesel sob o capô, mas agora com 224cv obtidos aos 3.000rpm, 20cv a mais que as outras versões “comuns” do modelo. O torque alcançado em 2.800rpm é de 55 kgfm, 4,1 kgfm a mais.
A transmissão é a mesma, uma automática do tipo convencional com 6 marchas e opções de trocas manuais no volante, aliada à tração 4×4. Além dos números de potência e torque mais elevados, a Toyota também realizou modificações na suspensão para melhorar o comportamento dinâmico.
Preço
A alternativa GR-S passa a ser a mais cara da linha atual da picape, veja:
- – Chassi Cabine 2.8 Diesel 4×4 MT: R$217.050.
- – Cabine Simples 2.8 Diesel 4×4 MT: R$224.700.
- – STD Power Pack 2.8 Diesel 4×4 MT: R$240.380.
- – SR 2.8 Diesel 4×4 AT: R$268.520.
- – SRV 2.8 Diesel 4×4 AT: R$285.780.
- – SRX 2.8 Diesel 4×4 AT: R$320.090.
- – GR-S 2.8 Diesel 4×4 AT: R$348.790.
Toyota Corolla Cross GR-S
Como ele ainda é um lançamento relativamente recente, essa é a primeira vez que o Corolla Cross recebe uma versão esportiva no Brasil, agora se juntando a outros modelos da linha Toyota GR-S (chamada de GR-Sport no caso do crossover), como Corolla, Hilux e SW4.
Conjunto mecânico
Infelizmente o propulsor 2.0 flex aspirado do Corolla Cross não recebeu modificações mesmo se tratando de uma versão “esportiva”, portanto segue com os seguintes dados: potência máxima de 177cv (E) e 169cv (G) aos 6.600rpm, com torque máximo de 21,4 kgfm (E/G) em 4.400rpm.
A transmissão também é a mesma automática do tipo CVT com 10 marchas simuladas, sendo a primeira delas real com engrenagem.
Contudo, o conjunto de suspensão também foi retrabalhado, agora adicionando um braço estrutural ligado ao chassi para resultar em menor rolagem da carroceria e aumentar a estabilidade. Até o mesmo o controle de tração e estabilidade foi reprogramado ficar ligeiramente mais permissivo.
Design
Como o visual é o foco da versão GR-Sport, este também é o ponto que mais chama a atenção no Corolla Cross, na dianteira contando com grade e para-choque totalmente exclusivos, com acabamentos em black piano.
A lateral é composta por adesivos discretos na parte inferior, por rodas exclusivas R18 e retrovisor pintado em preto piano, além de um pequeno logo GR-S próximo à caixa de roda dianteira.
A traseira também emprega detalhes exclusivos no para-choque, mas indiscutivelmente traz um design muito mais simples, com pouca esportividade aparente.
Assim como na Hilux, o interior do “SUV” também é marcado por detalhes na cor vermelha, por bancos de couro sintético e suede, e pela placa de identificação com a numeração da unidade.
Vale ressaltar que existe um opcional de R$1.500 que adiciona a pintura em dois tons.
Preço
Por ofertar as versões híbridas como opções mais caras da gama, a nova configuração GR-Sport se enquadra como topo de linha das aspiradas convencionais, veja:
- – XR 2.0 CVT: R$158.780.
- – XRE 2.0 CVT: R$170.250.
- – GR-Sport 2.0 CVT: R$188.490.
- – XRV 1.8 Hybrid CVT: R$192.380.
- – XRX 1.8 Hybrid CVT: R$200.160.