A Toyota quis mostrar que continuará investindo na tecnologia de propulsão a hidrogênio, junto com seus modelos híbridos e elétricos. Depois de produzir em massa a segunda geração do Mirai, a japonesa revelou uma versão conceito do nosso conhecido Corolla Cross movida a hidrogênio.
Veja ofertas de Toyota certificados na Karvi!
E o motor que o SUV usa é um bocado especial. Trata-se do 1.6 turbo de três cilindros usado pelo GR Corolla, o mesmo que é usado na série de endurance japonesa Super Taikyu. No SUV, no entanto, o 1.6 ganha proposta de uso em rua.
Segundo a Toyota, os níveis de potência são comparáveis aos de um motor equivalente a gasolina, com poder 24% superior ao de aplicações anteriores. A autonomia também subiu 30% e o tempo de reabastecimento caiu para um 1,5 minuto.
O tanque do Corolla Cross H2 Concept usa um tanque especial de hidrogênio de alta pressão. O reservatório é parecido com o usado pelo Mirai, mas melhorado.
Hilux a hidrogênio
A Toyota também revelou uma Hilux movida a célula de hidrogênio, com o mesmo sistema de propulsão do Mirai. A Toyota diz não acreditar que a redução das emissões de carbono será atingida apenas pela adoção de veículos totalmente elétricos.
No entanto, a marca confirma o compromisso de manter o desenvolvimento de carros híbridos e elétricos para lançamentos futuros.