A Toyota anunciou um investimento de R$ 1,63 bilhão direcionado a suas fábricas de Porto Feliz e Sorocaba, ambas no estado de São Paulo. O aporte será usado para o desenvolvimento e produção nacional de um terceiro modelo híbrido flex, se juntando a Corolla e Corolla Cross, com lançamento já em 2024.
Parte do montante vem do governo do Estado de São Paulo, tanto que o anúncio foi feito em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, na presença do governador Tarcísio de Freitas e do secretário da Fazenda e Planejamento do Estado Samuel Kinoshita.
Parte do investimento será usada também para a atualização de um dos híbridos flex feitos em Sorocaba (SP). A Toyota não disse qual, mas trata-se do Corolla Cross, já que o sedã é feito em Indaiatuba (SP). A notícia é bem-vinda, já que o conjunto híbrido do SUV foi melhorado para o mercado norte-americano, com bateria e motor elétrico mais capazes.
A potência total do Corolla Cross americano chega aos 198 cv, deixando o Toyota no páreo contra modelos recém chegados como o GWM Haval H6 e seus 243 cv. É possível que essa atualização descrita pela Toyota traga ao Brasil o conjunto usado por lá, que ainda inclui mais itens de segurança e suspensão traseira multibraços, como a do Corolla sedã.
Sobre o terceiro híbrido flex, a marca ainda fala pouco, como de hábito. Disse apenas que será vendido em toda a América Latina e terá motor híbrido flex feito na fábrica de Porto Feliz (SP). O carro também será inédito, portanto, não será um novo Yaris, por exemplo.
O mais provável é que se trate do novo Yaris Cross feito para os mercados da Ásia-Pacífico, numa estratégia semelhante ao Yaris que temos por aqui. O modelo usará a plataforma DNGA, derivada da TNGA de Corolla e Corolla Cross. A base é mais simples e de produção mais barata.
O sistema híbrido flex terá funcionamento paralelo e não deverá ser plug-in, para baratear o pacote, e vai funcionar como os já conhecidos Corolla Cross e sedã. Só ainda não se sabe que motor flex será usado no conjunto. Atualmente, além do 2.0, a Toyota só faz o 1.5 flex de até 110 cv que equipa o próprio Yaris.