A Toyota anunciou a expansão do sistema híbrido-leve de 48 volts também para a SW4, levando para o SUV as vantagens de economia e desempenho já vistas nas versões europeias da Hilux. Chamada de MildHybrid (MHEV), a versão será lançada primeiro nos mercados do sudeste asiático, e deverá chegar ao Brasil.
O sistema combina uma bateria de 48 volts com o motor 2.8 turbodiesel de 204 cv. O conjunto não movimentará o carro apenas com energia elétrica, mas irá alimentar os sistemas elétricos quando o motor de combustão for desligado, especialmente durante o Start&Stop.
Essa bateria receberá carga tanto do alternador quanto do sistema regenerativo, este último capturando a energia cinética gerada durante a frenagem. A Toyota assegura que essa inovação resulta em uma experiência de condução mais refinada, otimização na eficiência de combustível e arranques mais suaves, contrastando com os métodos tradicionais de acionamento por engrenagens.
Apesar de não alcançar a eficiência de um veículo híbrido completo ou plug-in, a Toyota ressalta que esse sistema representa uma rota rápida e acessível para eletrificar um veículo. Além disso, salienta que o desenvolvimento desse novo sistema teve em mente o desempenho off-road, sem comprometer as capacidades de reboque e performance dos modelos. Com componentes estrategicamente posicionados, os veículos serão capazes de atravessar trechos alagados com até 700 mm de profundidade.
A introdução do sistema híbrido-leve acontecerá inicialmente no SW4 comercializado na Ásia, conhecido como Fortuner na região. Posteriormente, há expectativas de que essa tecnologia seja adotada no modelo produzido na Argentina e vendido no Brasil. Adicionalmente, especula-se que a versão SRX receberá atualizações visuais, incluindo o para-choque frontal do modelo Diamond.