A Toyota está empenhada em tornar toda elétrica toda sua gama de carros, mas não pretende fazer isso de uma vez só. Enquanto isso, a marca está trabalhando em novos componentes para carros com motores a gasolina. Isso mostra que a Toyota acredita que os motores a combustão ainda têm um lugar importante.
O presidente da Toyota, Akio Toyoda, falou sobre a próxima Transmissão Automática Direta (DAT), que ele considera uma grande inovação. O piloto de corrida japonês Hiroaki Ishiura também elogiou a DAT após testá-la em um GR Yaris. Ele acredita que o sistema consegue ser mais rápido que uma transmissão manual, o que é ótimo para as pistas.
Hiroaki Ishiura explicou que a DAT engata rapidamente, responde de forma suave ao acelerador e permite diminuir o tempo nas voltas de corrida sem perdas. Além disso, a DAT detecta quando o carro está sendo freado completamente e reduz as marchas automaticamente, preparando-se para a próxima aceleração. Ela antecipa as ações futuras, tornando a condução mais eficiente.
A Toyota começou a desenvolver essa nova caixa de câmbio no segundo semestre de 2020. Embora tenha sido testada apenas em competições de automobilismo até o momento, há relatos de que o GR Yaris receberá uma versão com transmissão automática de oito velocidades e conversor de torque em 2024. A Toyota afirma que a DAT está sendo desenvolvida para encorajar mais pessoas a participarem do automobilismo, tornando as corridas mais acessíveis ao eliminar a necessidade de usar a embreagem.
Hiroaki Ishiura destaca que as transmissões automáticas convencionais geralmente parecem menos conectadas e ágeis, ao passo que a DAT imita a sensação de um motorista que está trocando as marchas manualmente. Tudo isso surgiu da ideia de Akio Toyoda de compartilhar a alegria da condução, especialmente para as pessoas que não sabem dirigir carros com transmissão manual.