Falar em passar na frente de outro carro é fácil, o difícil é fazer a manobra de modo seguro para si mesmo e para os outros. Por isso achamos bacana falar sobre ultrapassagem segura. Então, veja 5 técnicas para não errar mais e seguir sua viagem em paz!
Por aqui também já falamos sobre condução perigosa: dicas para dirigir em estradas sinuosas. Falamos sobre pisar fundo: dicas essenciais de frenagem de emergência. E até mesmo sobre dicas para dirigir com conforto e ainda cuidar da saúde.
1. Sinalização
Para começar, é fundamental prestar atenção primeiro nas condições da via, antes mesmo do seu desejo de ultrapassar alguém. Sobretudo se você estiver em uma rodovia de pista simples, que é como chamamos a estrada que conta com apenas uma faixa de rodagem.
Ou seja, só tem um pavimento asfáltico, geralmente com apenas uma faixa para quem vai, e uma para quem vem. Neste caso, só é possível ultrapassar mediante faixa seccionada do seu lado de trânsito. A faixa contínua (ou seccionada apenasdo lado de lá) não permite.
Isso está baseado no fato de que a manobra de ultrapassagem pode demorar mais do que você imagina, ou tirar seu campo de visão. Lembrando que a sinalização pode incluir meios horizontais, como as faixas. Ou então meios verticais, como as placas de trânsito.
2. Distância segura
Pouca gente vai se lembrar dessa lição da autoescola. Mas existe um número específico, que é o de 5 metros de distância, a cada 16 km/h. Como é difícil mensurar isso, há também um modo mais prático, que é o da regra dos 2 segundos.
Trata-se de você escolher um ponto na estrada, que esteja à frente, como uma placa ou uma árvore. Então, conte até 2 segundos, e verifique se você ainda está antes do ponto. Caso tenha ultrapassado ele, sua distância é insegura para a manobra. Na dúvida, não vá, é claro.
3. Momento ideal
Além da regra dos 2 segundos e até das sinalizações, você também precisa considerar outros fatores. Na verdade, é preciso ter uma visão de conjunto e um grande instinto em termos de direção defensiva. Isso porque ultrapassar um carro é algo arriscado.
No caso, um dos maiores riscos é quando envolve caminhões. Isso porque se você não esperar a hora certa, pode passar muito perto dele, e cair no “vácuo” formado pelo automóvel maior. Isso faz você perder a direção e, tentando consertá-la, pode até capotar o carro.
Então, o momento ideal vai muito além de não haver um carro na contramão. Ou de ter a devida visibilidade e a distância segura. Também é preciso saber analisar o entorno completo. E saber reduzir uma marcha para ganhar velocidade, por exemplo.
4. Sinalizar a manobra
Outro ponto fundamental é saber sinalizar a intenção de ultrapassagem. Os motoristas mais experientes fazem o uso de setas para “pedir” passagem, criando uma sinergia com o automóvel da frente. Sendo que pode ser a seta esquerda, ou mesmo piscar o farol.
A maioria dos motoristas já sabem o que isso significa. Especialmente se você estiver tentando ultrapassar um caminhão ou ônibus. Já que costumam ser profissionais que lidam diariamente com a estrada. Como seja, sinalizar e esperar uma interação é fundamental.
5. Saiba “concluir” a manobra
Por fim, depois de esperar o momento perfeito, como finalizar a ultrapassagem? Você esperou aprovação da via (sinalização), a melhor distância, o momento ideal e a interação do motorista da frente. E agora, o que fazer?
O importante é ganhar a distância segura em relação ao automóvel ultrapassado. Isso para você não voltar para a sua via “muito em cima”. Então, sinalize novamente, agora com seta à direita, e ganhe uma distância de cerca de 3 carros à frente dele, depois entre.