Um dos carros mais exclusivos produzidos no mundo, com 400 unidades produzidas, a Ferrari Enzo tem unidades ainda mais exclusivas.
Do total produzido, apenas 20 possuíam cores diferentes do vermelho tradicional da marca. Dessas 20 unidades, apenas um exemplar saiu da fábrica de Maranello, na cor branca.
Tal modelo foi fabricado em 2003 e originalmente havia sido vendido a um bilionário alemão-suíço, porém ele só utilizou o veículo nos primeiros anos e ainda sim, não fez grandes locomoções com a Ferrari.
Sendo assim, grande parte dos últimos anos, ela esteve na concessionária Matran Ferrari. Em 2011 foi exportado para Hong Kong, mas não foi registrado por ser um carro de direção do lado esquerdo, enquanto a antiga colônia britânica ainda usa a mão inglesa – com volante do carro direito.
Quando chegou a Hong Kong, o veículo recebeu uma certificação Ferrari Classiche, a área que cuida de carros antigos e exclusivos. Atualmente, o carro tem 9.600 km rodados marcando no hodômetro.
Leilão da Ferrari Enzo
Esse “elefante branco”, num bom sentido, traz o mesmo motor V12 de 6 litros, câmbio automático manual e tração traseira.
O propulsor entrega 651 cv a 7.800 rpm e 67 mkgf a 5.500 rpm. O modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 3,65 segundos e sua velocidade máxima pode chegar a 350 km/h.
O carro não tem valor de reserva, mas como já aconteceu com outros exemplares da Ferrari Enzo, o valor deve ficar acima dos 7 dígitos no arremate.
Até hoje, a Enzo mais cara já leiloada foi o exemplar doado ao Papa e ao Vaticano, a mesma empresa de leilão, a RM Sotheby’s leiloou o modelo por cerca de US$ 6 milhões, cerca de R$ 30 milhões na conversão atual.
Vale lembrar que a Ferrari Enzo é um carro muito exclusivo, já que foi vendida apenas para clientes da marca que já tinha outros modelos exclusivos como a F40 e a F50 na sua garagem.