E se além de ter um carro elétrico, você ainda puder melhorar o sistema de carregamento? Dito de outro modo: que tal unir eletrificação automotiva com painéis solares? Veja o resultado logo abaixo, como algo ainda mais amigo do meio ambiente. Confira!
O universo da eletrificação vive passando por novidades. Por isso, também já falamos sobre uma nova tecnologia que permite carregar carros elétricos em movimento. Sobre carro elétrico movido a etanol e até carro híbrido abastecido a esterco.
Carro elétrico + painel solar: o funcionamento
Não é só a tendência do momento, mas também os números que confirmam o crescimento da eletrificação automotiva. Segundo a própria ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), desde a chegada da tecnologia no Brasil, ela nunca diminuiu, só aumentou.
Isso se deve ao fato de que, além de amigos do meio ambiente, esses veículos apresentam outras vantagens. Entre elas, a do próprio carregamento elétrico total ou parcial, o que já economiza em termos de custo com combustível tradicional.
Além disso, também surgem diversas alternativas que visam tornar o carro elétrico ainda mais viável e mais vantajoso. Acima mencionamos alternativas que unem as baterias ao etanol, ou a sistemas de carregamento em movimento.
Agora, outro horizonte que se aproxima é o da união entre eletrificação e energia solar. Com essa saída, na verdade, o sistema se tornaria totalmente sustentável. Ou seja, fechando 100% a cadeia de abastecimento e geração de energia automotiva.
Carro elétrico + painel solar: as exigências
A invenção vem direto da área de engenharia elétrica, quebrando vários paradigmas. A começar pelo fato de que a ideia é possibilitar o carregamento em casa. Desde que a pessoa instale os painéis solares em sua residência, facilitando e muito o processo.
No caso, recorrer ao sistema de energia solar também é algo que tem se popularizado no Brasil. Contudo, é importante notar que o consumo de um carro elétrico pode ser maior do que se imagina a princípio. Ou seja, o sistema de energia solar caseiro deve considerar isso.
Assim, caso o sistema tenha sido instalado antes do proprietário pensar em aplicá-lo ao carregamento do carro, precisará ser ampliado. Ao mesmo tempo, isso implica certas questões legais.
Isso porque cada região do Brasil tem sua concessionária de energia. Além disso, outras variáveis incluem o ponto geográfico de cada interessado. Já que alguns contam com uma incidência solar mais intensa, e outras com uma taxa bem menor.
O tipo de carro que será utilizado também altera a fórmula. Por exemplo, a diferença entre os 100% elétricos e os híbridos. De todo modo, permanece a máxima de que o sistema elétrico unido ao solar é uma das melhores alternativas do mundo automotivo atual.