As vendas no varejo continuam a ser a modalidade dominante no mercado automobilístico brasileiro, mantendo-se como a principal fonte de vendas pelo sexto mês seguido. Em junho, 56,46% dos 179.691 automóveis e comerciais leves emplacados foram adquiridos por meio dessa modalidade.
A Fiat se manteve na liderança entre as fabricantes, com 19,51% de participação. Em seguida, vêm Volkswagen, com 14,69%, e Chevrolet, com 13,16%, respectivamente. As posições foram trocadas em relação ao mês anterior, com a Hyundai (11,52%) e a Toyota (10,17%) completando o top 5.
O VW Polo assumiu a liderança entre os automóveis, deixando para trás seu quarto lugar de maio. O modelo registrou 6.325 unidades emplacadas, sendo que quase 2/3 desses registros foram provenientes de vendas no varejo. Outro destaque foi o Hyundai HB20, que subiu sete posições e alcançou o segundo lugar, com 6.081 unidades emplacadas. O Chevrolet Onix, líder anterior, caiu duas colocações, ficando em terceiro lugar, com 5.455 unidades. Vale mencionar também o Renault Kwid, um dos modelos com maior redução de preço devido aos incentivos federais, que entrou para o top 10, com 4.450 unidades emplacadas.
Na disputa entre os SUVs, o Hyundai Creta liderou com 4.291 unidades, apenas 44 a mais do que o Honda HR-V, que ficou em segundo lugar, com 4.247 unidades. O segmento contou ainda com a presença do VW T-Cross (3.833) e do Fiat Pulse (3.659), totalizando quatro modelos entre os dez primeiros.
O Toyota Corolla (2.792) se destacou mais uma vez como o sedã mais bem posicionado, ocupando a 12ª colocação geral. Já o BYD Song Plus (353) e o Porsche Cayenne (208) foram os únicos modelos que tiveram 100% de seus emplacamentos realizados por meio do varejo. Em contrapartida, o Jeep Compass (974), classificado em modesta 27ª posição, foi o modelo mais dependente das vendas diretas, representando mais de 77% do total.