A Europa já está vendo a virada de jogo dos carros elétricos a pleno vapor. No primeiro trimestre de 2023 mais da metade dos carros novos vendidos na Europa foram elétricos, com mais de 219 mil unidades emplacadas por lá. O crescimento da categoria foi de nada menos que 43% sobre o mesmo período de 2022.
Os dados são da consultoria Jato Dynamics, que também apontou que os elétricos já são 13,4% do mercado de carros novos no primeiro trimestre deste ano.
Prova disso é a liderança de ninguém menos do que o Tesla Model Y, que emplacou 71.683 unidades no continente europeu nos três primeiros meses do ano. Segundo a revista inglesa Autocar, o salto de 175% nas vendas em relação a 2022 foi ajudado pelas reduções de preços em vários países europeus. O início da produção do modelo em Berlim, na Alemanha, também deve ajudar a mantê-lo no alto do ranking, com menos dependência das importações da China e dos Estados Unidos.
Em segundo lugar vem o Dacia Sandero, em geração à frente do que está saindo de linha no Brasil. O modelo é um dos carros mais baratos à venda na Europa e se mantém firme no ranking, vendendo bem pelo preço competitivo e bons predicados em meio à alta no custo de vida em vários países europeus. O Sandero vendeu pouco mais de 60 mil carros entre janeiro e março de 2023.
O terceiro colocado é o Volkswagen T-Roc, crossover derivado do Golf, mas menor que o Tiguan. As boas vendas do modelo garantiram seu futuro junto ao Passat na curta lista de Volkswagens que continuarão sendo produzidos com motores a combustão por mais alguns anos, até a proibição total em 2035.
Em seguida está o Peugeot 208, que foi o mais vendido de 2022. A Jato Dynamics afirma ainda esperar que o modelo possa recuperar sua posição ao longo do ano, já que a Stellantis vem tendo problemas com suprimento de peças para a linha de montagem e logística. Ainda assim, as vendas subiram 3% no trimestre.
Junto do 208 vem seu irmão de plataforma, o Opel/Vauxhall Corsa, que ganhou vida nova sob a batuta da Stellantis. O modelo vem fazendo sucesso principalmente na Inglaterra e deverá surfar com a saída do Ford Fiesta do mercado europeu, junto com outros hatches compactos.
A lista continua com Toyota Yaris Cross, em versão europeia, diferente da que deve ser produzida no Brasil, Fiat 500 (outro 100% elétrico), Dacia Duster, Renault Clio e Volkswagen Golf.
O Golf foi o único do top 10 que mostrou queda nas vendas em relação a 2022. E a tendência é de continuar ladeira abaixo. A Volkswagen já afirmou que esta é a última geração do modelo com motores a combustão e que o próximo Golf será totalmente elétrico.
Ao que tudo indica, os consumidores europeus só estão aceitando pagar mais por modelos elétricos ou luxuosos. Tanto que todos os mais vendidos são modelos compactos e baratos, com soluções eficientes, ou elétricos. E o Golf por último.