A Ford é uma das marcas mais importantes do universo automotivo nacional. Por isso decidimos escrever este artigo. Até porque, também já falamos sobre os melhores carros da Fiat. E os melhores carros da Toyota.
Na verdade, o mais difícil é selecionar apenas os 5 melhores carros da Ford. Ou seja, eleger apenas esse número e deixar tantos outros de fora. Mas nosso critério foi a diversidade, indo da picape e do esportivo ao hatch compacto. Confira os detalhes!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
1) Ford Mustang
Mesmo com preço na margem dos R$ 400 mil, de 2018 para cá o Ford Mustang chacoalhou o mercado. De fato, ele veio para infernizar a vida de concorrentes como o Camaro. Ele ainda mantém a pegada de muscle car, com capô musculoso e traseira curta.
Hoje o Ford Mustang 2022 tem versão única em termos de acabamento, e o custo beira os R$ 550 mil. A justifica já começa pelo motor: nada menos que um 5.0 V8 Coyote. Ele entrega potência de até 483 cv, e torque de até 56,7 kgfm.
O câmbio automático é de 10 marchas. A tração é traseira e a direção já é elétrica. A tecnologia vai desde sensor de estacionamento traseiro até partida por botão. O ar-condicionado também é automático.
Além de chave presencial e piloto automático adaptativo, podemos falar em painel de instrumentos com tela de 12”. Além de comandos de voz com funções de telefone, áudio, ar-condicionado e até navegador.
2) Ford Explorer
Esse fez história no Brasil, quando começou a ser importado, nos idos de 1992. Na época, era a versão XLT, de 5 portas e com motor V6 4.0 (160 cv). Ela tinha câmbio automático de 4 marchas, e a tração já podia ser traseira ou 4×4 integral.
O Ford Explorer não usava o nome SUV ou crossover, mas foi um dos pioneiros da categoria em nossas ruas. Sua 2ª Geração, ainda importada, chegou entre 2003 e 2006. Ainda era o XLT, mas já com 7 lugares e um V6 de 210 cv.
Em 2008, porém, a Ford parou de vendê-lo por aqui. Na verdade, ele foi substituído pelo Ford Edge. Hoje é possível encontrar essa versão e ano a partir dos R$ 40 ou 50 mil. Já nos EUA, por exemplo, o Explorer está na 3ª Geração, firme e forte.
Ali fala-se no Explorer 6 3.0 V6 EcoBoost PHEV. Ou seja, já híbrido, assumindo as tendências mais recentes. Esse motor é um turbocompressor de 6 cilindros, com potência máxima de 349 cv. Vendido como SUV puro-sangue, pode ser de 5 ou 7 lugares.
3) Ford F-150
Quem nunca ouviu dizer que a Ford F-150 é a maior picape do mundo? Nos EUA já se fala em 14ª Geração, como líder de mercado na categoria, aliás. Mas a confirmação de que ela vem para o Brasil só saiu no começo deste ano. Ainda assim para ocorrer em 2023.
Ela vem para ocupar uma posição acima da Ranger e da Maverick (monobloco). E para bater de frente com opções como a Ram 1500 Rebel. Não se fala ainda no detalhe das versões, embora o site já tenha até lista de espera para interessados.
Nos EUA ela reina com 3 opções de cabine, indo da simples e da estendida à dupla. As caçambas têm também 3 tamanhos. A motorização é ainda mais diversificada, indo de gasolina e diesel a motor híbrido e até elétrico.
Vale lembrar que isso significa a ressureição das picapes de Série F no Brasil. De 2012 para cá, com o fim da F-250, uma história de mais de meio século chegava ao fim. O que, curiosamente, não ocorreu em países como Argentina, Colômbia, Chile e outros.
4) Ford Fiesta
Outro modelo aposentado, mas que deixou marcas, foi o Ford Fiesta, que se despediu da gente em 2019. Em cerca de 40 anos foram seis gerações. A 1ª geração veio de 1976 até 1983. De fato, era a época dos hatches compactos, o que demoraria até mudar.
A 6ª Geração foi de 2008 até, justamente, 2019. Na verdade, ela foi lançada lá fora nesse ano, mas chegou aqui em 2011 apenas. Ainda assim, importada do México. Ou seja, na prática a produção nacional só ocorreu de 2013 a 2019.
Hoje você encontra o New Fiesta 2019 por volta dos R$ 50 mil. Isso por conta da inflação recente, pois esse era o preço dele novo na época. As configurações são três: SE, SE Style e SEL. O sedã já não existia, nem o câmbio automático.
As opções vêm com um propulsor 1.6 Sigma de seus 128 cv. Com torque de até 16 kgfm. A caixa de 5 marchas é exclusivamente manual. Mas os equipamentos já incluem ar-condicionado, vidros elétricos (dianteiros) e até sensor de estacionamento, entre outros.
5) Ford Focus
Esse se despediu no mesmo ano de 2019. Mas era também muito respeitado em sua categoria de hatch médio. Além das versões perua e sedã. Aliás, falando em versões, seu cardápio é bem grande e ainda pode ser encontrado em abundância por aqui.
Os modelos são em número de sete, para todos os gostos:
Ford Focus SE 1.6; |
Ford Focus SE Plus 1.6; |
Ford Focus SE 2.0 AT; |
Ford Focus SE 2.0 AT com SYNC 3; |
Ford Focus SE Plus 2.0 AT; |
Ford Focus Titanium 2.0 AT; |
Ford Focus Titanium Plus 2.0 AT 2019. |
O motor de base é o 1.6 Sigma, que atualizado faz até 131/135 cv (gasolina/etanol). E de torque 16,2/16,7 kgfm, respectivamente. Já o propulsor das opções de topo é o 2.0 Duratec DirectFlex. Ele chega aos 178 cv de potência e, de torque, 22,5 kgfm.
Em termos de tecnologia, a versão de entrada já tem alguns mimos. Como faróis automáticos, sensor de chuva e até computador de bordo. O topo do Titanium Plus agrega banco do motorista elétrico, assistente de frenagem, estacionamento automático e outros.
Lista dos 5 melhores carros da Ford
- Ford Mustang
- Ford Explorer
- Ford F-150
- Ford Fiesta
- Ford Focus