Já falamos por aqui sobre os melhores furgões até 2021. Agora, vamos explorar uma gama mais ampla, abarcando os melhores furgões até 2022. Isso amplia o portfólio em termos de motorização, tecnologia e capacidades de carga.
Há até mesmo uma opção elétrica na lista. Lembrando que, nesse sentido, também já falamos sobre o melhor furgão para pequenas cargas. Ou ainda, o melhor furgão pequeno para entregas. Agora, para conferir esse recorte anual mais moderno, siga adiante!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
1) Mercedes-Benz Sprinter
Começamos com uma marca de peso, sem dúvida. Além disso, aqui a gama é das mais diversificadas do mercado. O que ajuda cada empresa ou profissional liberal a escolher. Mas o valor também sofre variações consideráveis, o que era de esperar.
Temos, por exemplo, a linha de base da Mercedes Sprinter 416 Furgão Curto 2022, a R$ 175 mil. Já quando o assunto é a Sprinter 416 Furgão Extra Longo 2022, sobe para R$ 230 mil. Mas a motorização é a mesma nos dois casos: um motor 2.2 com transmissão mecânica de 6 marchas.
Na prática, ele chega até 163 cv de potência. E, de torque, 36,4 kgfm. A direção já é 100% elétrica. Na ponta do lápis, as várias versões da gama são as seguintes:
Mercedes-Benz Sprinter Furgão 2022 |
Sprinter 314 CDI Street Chassi Curto (7,5 m); |
Sprinter 314 CDI Street Chassi Longo (9 m); |
Sprinter 314 CDI Street Chassi Longo (10,5 m); |
Sprinter 314 CDI Street Chassi Extra-longo (14 m); |
Sprinter 416 CDI (7,5 m); |
Sprinter 416 CDI (9 m); |
Sprinter 416 CDI (10,5 m); |
Sprinter 416 CDI (14 m); |
Sprinter 516 CDI (14 m); |
Sprinter 516 CDI (15,5 m). |
Mercedes-Benz Sprinter Furgão Vidrado 2022 |
Sprinter 416 CDI Chassi Longo (10,5 m); |
Sprinter 416 CDI Chassi Extra-longo (14 m); |
Sprinter 516 CDI Chassi Extra-longo (15,5 m). |
A linha de base já conta com alguns mimos. O que vai além de itens como ar-condicionado e conexões USB e Bluetooth. Por exemplo, os espelhos retrovisores elétricos e até com aquecimento. Além de controle remoto até para fechamento central das portas.
2) Ford Transit
Quem tem boa memória vai se lembrar que desde 2014 esse furgão não dava as caras. Ou seja, quase 10 anos, até que agora em 2022 surgiram novidades. O novo Ford Transit traz a famosa van em carroceria de furgão. Para disputar espaço com a Sprinter, o Renault Master e afins.
Na verdade, ele já circula em sua versão 2023, com duas opções de tamanho e carga. A primeira é o modelo L2H3, que carrega 1.222 kg e suporta 10,7 m³ em termos de volume. Ele custa R$ 239 mil. Já o modelo L3H3 carrega 1.181 kg e suporta 12,4 m³, a R$ 245 mil.
O propulsor é sempre o Panther 2.0, de 4 cilindros em linha e 4 válvulas por cilindro. Com combustível a diesel, ele faz 170 cv de potência, e 41,3 kgfm de torque. O câmbio é manual de 6 marchas. A direção é elétrica e a tração é 4×2 traseira.
Os itens já de série não deixam a desejar. Seja pelo estribo lateral elétrico ou pelo volante multifuncional. Também não faltam espelhos elétricos, Controle Eletrônico de Estabilidade, de Torque em curvas e até de Anticapotamento. Assim como central multimídia com comando de voz.
3) Fiat Ducato
Esse também foi renovado há pouco tempo, além de já ter duas décadas entre nós. Na verdade, a nova versão vem desde 2018, com a diferença de que agora ela vem importada do México, claro. Aqui a variedade também é considerável, para todas as necessidades da categoria.
As opções do Fiat Ducato 2022 chegam a 10 versões. Mas os furgões são apenas estas 5 que seguem abaixo:
Versões | Valores |
Fiat Ducato Multi 2.3 Diesel 2022 | R$ 207.990 |
Fiat Ducato Cargo Curto 2.3 Diesel 2022 | R$ 190.990 |
Fiat Ducato Cargo Médio 2.3 Diesel 2022 | R$ 200.990 |
Fiat Ducato Maxicargo 2.3 Diesel 2022 | R$ 204.990 |
Fiat Ducato Maximulti 2.3 Diesel 2022 | R$ 233.390 |
O motor é um de 4 válvulas por cilindro e comando duplo de acionamento. Assim, ele faz até 130 cv de potência e, de torque, até 32,7 kgfm. Ao contrário do anterior, a tração é 4×2 dianteira. Já a direção é inferior: hidráulica. O câmbio, um manual de 6 marchas, empata.
Os equipamentos de série da linha de base (Cargo Curto) já têm brake-light de segurança. Além de molduras de proteção laterais, e proteção parcial do vão de carga. Já ar-condicionado, alarme e sensor de estacionamento são opcionais. A mais de R$ 8 mil o pacote.
A versão Maximulti do topo, por sua vez, tem de série a mesma lista. Qualquer mudança só ocorre como opcional. O ar-condicionado passa de R$ 7 mil. O pacote com volante em couro e central Uconnect de 5” passa dos R$ 4 mil. Esse pacote inclui câmera de ré e sensor de estacionamento.
4) Citroën e-Jumpy
Do mesmo grupo que lançou o Peugeot e-Expert 2022 (Grupo Stellantis), a Citroën lançou o e-Jumpy 2023. É um furgão elétrico que vem para chacoalhar a categoria no Brasil. Ele usa baterias de lítio de 75 kWh, o que entrega 330 km de autonomia.
Mas o preço não agrada a maioria. Se o Jumpy Cargo 2023 custa R$ 161 mil, o elétrico não sai por menos de R$ 313 mil. O motor elétrico entrega seus 136 cv (dianteiro), e 26,5 kgfm de torque. É o mesmo já utilizado no Peugeot e-208 GT. A tração é dianteira e a direção eletro-hidráulica.
Ainda sobre a bateria, o tempo de recarga rápida é de 45 minutos. O que preenche até 80%, desde que nas estações de até 100 kW. Ou seja, durante um almoço do motorista, por exemplo,, dá para quase “encher o tanque”.
O furgão carrega até uma tonelada. Além do óbvio a se esperar em 2023, os itens incluem computador de bordo e sensor de fadiga. Sem falar em assistente de partida em rampa e monitoramento da pressão dos pneus. E controle automático de velocidade.
5) Peugeot Partner
Por último, vamos falar de um furgão mais acessível? É uma solução utilitária e compacta, que concorre com Citroën Berlingo e Fiat Fiorino, por exemplo. Por ter essa proposta central, está disponível em apenas uma versão. É o Peugeot Partner Furgão 2022, que custa R$ 86 mil.
Levando em conta a proposta, ele tem um belo motor. Trata-se de um propulsor 1.6 dianteiro e transversal, com 16 válvulas e 4 cilindros. Sendo flex, ele faz até 115/122 cv (gasolina/etanol), e até 15,5/16,4 kgfm de torque, respectivamente.
A aspiração é natural (com injeção multiponto) e o câmbio manual é de 5 marchas. A direção é hidráulica. Em termos de segurança conta com freios ABS e chave com partida codificada. A tecnologia apresenta desde computador de bordo até painel de instrumentos digital.
Lista dos melhores furgões até 2022
- Mercedes-Benz Sprinter
- Ford Transit
- Fiat Ducato
- Citroën e-Jumpy
- Peugeot Partner