O mercado automotivo brasileiro apresentou leve retração de 0,22% nos emplacamentos de veículos novos em setembro, comparado a agosto, de acordo com os dados oficiais da Fenabrave, divulgados nesta terça-feira (03/10). No total, foram registradas 222.686 unidades emplacadas, sendo 171.658 automóveis e 51.028 comerciais leves. Apesar da queda mensal, o número representa um crescimento expressivo de 19% em relação ao mesmo período de 2023.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!Segundo Andreta Jr., presidente da Fenabrave, os resultados apontam para uma estabilização do mercado. “Nos emplacamentos, por dias úteis, o resultado de setembro (19,7 mil emplacamentos diários) foi superior aos de julho (18,2 mil) e de agosto (19,2 mil), que foram os meses com maior volume de emplacamentos no ano, até agora. Isso mostra que o mercado está se estabilizando com um bom volume de vendas e que as projeções da FENABRAVE estão assertivas”, afirmou.
Fiat mantém liderança; Volkswagen e Chevrolet perdem terreno
A Fiat continuou a liderar as vendas no país, alcançando a marca de 49.645 unidades emplacadas em setembro, estendendo sua hegemonia para 45 meses consecutivos. A montadora italiana registrou uma vantagem de mais de 14 mil unidades sobre a Volkswagen (35.213) e de quase 22 mil em relação à Chevrolet (27.665), que tiveram desempenho inferior ao registrado em agosto.
A Toyota, com 19.814 unidades, ocupou o quarto lugar, seguida pela Renault, que retornou ao top 5 com 15.183 veículos emplacados, após um longo período de ausência. A Hyundai, por sua vez, teve a maior queda entre as dez primeiras colocadas, registrando uma diminuição de 8,9% em suas vendas nos últimos 12 meses. Destaque para a forte ascensão de marcas como BYD, que cresceu acima de 100% em relação a 2023, com 5.961 unidades vendidas, e RAM, com 2.505 veículos comercializados.
Vendas no varejo e preferência pelos SUVs
O segmento de varejo respondeu por 52% de todos os automóveis e comerciais leves emplacados em setembro. Novamente, a Fiat liderou com 15,41% de participação de mercado, seguida pela Chevrolet (12,27%) e pela Volkswagen (11,84%). Toyota (10,60%) e Hyundai (8,58%) completaram o top 5 do varejo.
Entre os automóveis, os SUVs mantiveram a preferência dos consumidores, com 13 dos 20 modelos mais vendidos. O Hyundai Creta (4.619 unidades) retomou a liderança no ranking, superando o Chevrolet Tracker (4.404), que foi vice-líder em agosto. O Chevrolet Onix (4.121) assegurou o terceiro lugar, enquanto o VW Polo (3.760) e o Hyundai HB20 (3.504) completaram o top 10, impedindo o domínio total dos SUVs.
No segmento de SUVs médios, o Caoa Chery Tiggo 7 (3.664) foi o mais vendido, seguido pelo Toyota Corolla Cross (3.203). A BYD também emplacou dois modelos no top 20: o Dolphin Mini (2.130) e o Song (2.114), somando as versões Pro e Plus.
Comerciais leves: Fiat Strada continua invicta
Nos comerciais leves, a Fiat Strada reafirmou sua liderança, com 4.851 unidades vendidas, seguida pela Fiat Toro (2.161). A disputa pelo terceiro lugar foi acirrada entre a Toyota Hilux (1.891) e a Ford Ranger (1.693), que se aproximou ainda mais da concorrente. A nova versão da VW Amarok, que chegou às lojas em setembro, registrou 128 unidades vendidas, atrás da Fiat Titano (130).
Com esses resultados, o acumulado de emplacamentos de 2024 já chega a 1.750.084 unidades, um aumento de 14,06% em relação ao mesmo período de 2023, o que reforça o cenário de recuperação do mercado automotivo brasileiro.