Ninguém ignora que, muitas vezes, as viagens de carro são bem melhores do que ir de ônibus ou mesmo de avião. Você tem mais liberdade de escolha, mas isso depende de outros fatores. Então, veja 5 dicas para tornar o momento perfeito e sem riscos!
Por aqui também já falamos sobre manutenção preventiva: 5 vantagens que ela pode trazer. Sobre revisão de férias: cuidados com o sistema de arrefecimento. E até sobre qual é, afinal, a importância de revisar os pneus do carro antes de viajar. Não perca!
1. Faça um check-up geral
Quando o assunto é pegar estrada e ir mais longe, não podemos deixar de falar das revisões de rotina. Na verdade, elas precisam acontecer sempre, mas agora é algo ainda mais sério e indispensável.
Isso vai incluir, basicamente, os pneus e o estepe. O nível do óleo e da água. O sistema de freios e as luzes traseiras e frontais. Sem falar que, em caso de qualquer luz persistente no painel, que você vinha ignorando, dê toda atenção agora.
Também lembre-se do filtro de ar e do sistema de arrefecimento como um todo. Isso pode evitar que seu motor acabe superaquecendo e deixando você parado no meio da estrada. Por fim, peça para darem uma checada na bateria, para conferir se está tudo em dia.
2. Vá além do kit de emergência obrigatório
Infelizmente, ainda existem motoristas que nem sequer sabem que o kit de emergência é obrigatório. Sim, o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) prevê diversos itens de segurança como sendo obrigatórios, segundo a Lei nº 14, de 1998.
Isso inclui o triângulo, o macaco veicular e uma chave de rodas. Além de chave de fenda, o estepe, um extintor de incêndio e outros itens. A grande dica aqui é que você vá além, pensando também em outras ferramentas. Por exemplo, alicates, lanternas elétricas e afins.
3. Considere os aplicativos mais úteis
Não podemos esquecer que vivemos a era dos aplicativos de smartphone, que podem ajudar e muito numa viagem de carro. Para começar, os famosos apps de navegação, como Google Maps, Waze e afins.
Alguns dos quais mostram até congestionamentos e acidentes em tempo real. Também há aplicativos que ajudam a ficar de olho na gasolina e no óleo, para controlar o gasto e saber onde fazer abastecimentos.
4. Que tal dirigir de dia apenas?
Outro ponto importante é evitar a estrada de noite, ou mesmo em momentos de chuva. Claro que nem sempre é possível ficar esperando a climatologia perfeita para sair de casa. Contudo, evitar chuva e escuro juntos já é um bom começo.
Além disso, pode não parecer, mas dirigir de noite ainda é motivo de sonolência e causa de acidentes. Assim como os riscos se multiplicam quando a estrada está molhada. Inclusive, no sentido de que outros carros imprudentes podem acabar prejudicando você.
5. Pense no processo como um todo
Por fim, é preciso pensar na viagem como um todo, considerando suas próprias necessidades. Por exemplo, vai haver o transporte de crianças, com cadeirinhas ou elevações? Então cumpra cada regra exigida nesses casos. O mesmo vale para pets.
Com ou sem dependentes, também considere levar comida e bebida nas devidas bolsas térmicas. Às vezes, fazer uma boquinha rápida já muda tudo, inclusive na sua disposição. E também são um bela desculpa para fazer as devidas pausas, que precisam ser frequentes.
Uma playlist perfeita para dar ânimo também é algo que ajuda. Para os passageiros há aplicativos de streaming, com programação de todas as idades. Por fim, lembre-se da documentação, deixando tudo em dia e no porta-luvas do carro, para não ter erro.