O volante começou a vibrar, ou começou a “puxar” para a esquerda ou para a direita? Há várias razões que podem levar a esse sintoma.
As causas são diversas, ou todas elas combinadas. De falta de calibragem, problemas de alinhamento, balanceamento. Você vai ouvir falar de tudo isso e mais um pouco.
Mas pouco se ouve falar que pode ser também problema nos próprios pneus, nas rodas, nos freios ou mesmo no motor. É disso que vamos tratar aqui. Confira!
Problemas nos pneus e nas rodas
Acima falamos sobre calibragem, alinhamento e balanceamento. Claro que esses procedimentos e reparos são aconselháveis também (sobretudo no caso de vibrações em alta ou baixa velocidade).
Só o que estamos apontando aqui é que nem sempre isso resolve o problema. Além disso, vale lembrar que além de tirar a concentração e tornar a direção perigosa, a famosa vibração no volante pode causar até problemas ortopédicos no motorista.
Sim, seus músculos, articulações e até os ligamentos também pagam a conta! Então, comece prestando mais atenção nos pneus do seu carro.
Por exemplo, não há um lado mais conservado que outro? Para evitar isso, o indicado é inverter os pneus da esquerda com os da direita, e os da frente com os de trás. É o rodízio de pneus, que as próprias fabricantes indicam a cada 5 mil ou 10 mil km.
Até porque, as ruas do Brasil são conhecidas por serem esburacadas e causarem um estrago considerável em nossos carros. Mas, se isso não parar as vibrações ou trepidações do volante, preste atenção nas rodas.
Aqui o problema pode não ser tão visível, então recorra a um mecânico ou borracheiro mais completo. O problema pode ir desde parafusos frouxos ou soltos, até amassados ou problemas estruturais não tão perceptíveis.
Como o motor pode causar vibração?
As velas de ignição são fundamentais para o bom funcionamento do motor. Portanto, verificar se elas estão em dia pode ajudar, o que também inclui os cabos das velas.
Se as vibrações e trepidações do carro ocorrem durante a aceleração, é bem provável que o problema esteja aqui. Isso pode ir desde corrosão dos eletrodos e ruptura da base do isolador, até superaquecimento ou desgaste excessivo das próprias velas.
Outro elemento que merece atenção é o propulsor, pois se ele não recebe o combustível na quantidade necessária, isso também pode causar os problemas descritos.
Sem falar que filtros obstruídos ou mesmo os combustíveis de baixa qualidade também são fatores que podem ocasionar a falha de ignição e as famosas vibrações, inclusive aquelas que afetam o carro todo, não só o volante.
Por dentro dos freios e da suspensão
Também há vibrações no volante que ocorrem mais quando você freia o carro, ou quando enfrenta vias acidentadas. Claro, se isso ocorrer de um modo que antes não trepidava tanto, mas agora sim, indicando alguma piora no carro.
Como as causas podem se encontrar até mesmo nos discos de freio, é urgente levar o carro a um especialista. Se a trepidação ocorre nas frenagens, pode ser sinal de empenamento nos discos, causado por superaquecimento da peça. A única solução é a troca dos conjuntos completos.
Se a direção joga de um lado para o outro, a suspensão pode estar desalinhada, pedindo uma visita a um especialista. Há modelos que também permitem alinhamento das rodas traseiras. Verifique se o seu está nessa lista.
Algumas peças podem estar desgastadas ou mesmo quebradas, o que vai gerar impactos que chegam no volante do carro. E que, como vimos antes, impactam também seus braços e suas costas, que sofrem com isso.
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