Mais do que chatice ou incômodo, esse tipo de ocorrência pode gerar problemas sérios para o motorista do veículo. De fato, se o vidro do carro vive embaçado, o condutor está sempre impedido de conduzir o automóvel com total segurança e tranquilidade. Adiante, veja como evitar isso e não ter mais dor de cabeça!
De modo igual, por aqui também já falamos sobre quando o vidro elétrico não funciona: afinal, quais os motivos e o que fazer? Sobre o que é melhor e mais resistente, se é o vidro laminado ou o temperado. E até sobre o que é sistema antiesmagamento nos vidros elétricos, para proteger crianças e animais.
Vidro do carro embaçado: os motivos
Em termos práticos, a lei da física que age aqui é bem simples. Sempre que a atmosfera externa da cabine do carro estiver muito mais fria do que a interna, os vidros irão embaçar. Esse é o pressuposto, então é a partir daí que devemos tentar encontrar soluções, quaisquer que sejam elas.
Isso ocorre em dias de chuva e frio porque dentro do carro há ar quente por parte do veículo. Ou exalado pelo próprio ser humano, o que ocorre só de respirarmos. Daí que ocorra o resfriamento natural descrito acima. E que com isso o vidro acabe ficando orvalhado e, claro, embaçado.
Além disso, um dos maiores problemas é que limpar o vidro depois que isso ocorre é desgastante e põe a direção do carro em risco. E quase sempre é praticamente inútil, pois panos comuns, papéis e lenços geralmente pioram a situação, apenas lambuzando o para-brisa e piorando a visão.
Vidro do carro embaçado: 3 soluções
Há basicamente três modos de evitar que o vidro do carro fique embaçado. O primeiro e mais eficiente é por meio do ar condicionado. Como ele equilibra a atmosfera da cabine, deixando ela igualmente resfriando, o efeito que descrevemos antes é diminuido, ou totalmente evitado.
Quem não conta com o ar condicionado pode recorrer também a produtos específicos. Embora seja relativamente fácil encontrá-los em postos de gasolina e lojas automotivas, muitos motoristas ignoram a solução. O que ela faz é criar uma película antiembaçante, tornando tudo mais seguro.
Por fim, a terceira solução é mais caseira. Por exemplo, passar sabão em pedra no vidro, a seco mesmo, para criar uma película. Mas considere o risco de isso também lambuzar tudo. Ou ainda, usar calhas que permitam deixar o vidro com frestas durante a chuva, evitando o resfriamento.