A Volkswagen Amarok nunca foi uma referência em vendas, embora já tenha atingido resultados muito melhores que os mais recentes. A alta nos seus emplacamentos aconteceu quando a montadora passou a equipar as versões mais caras com o propulsor 3.0 V6 turbodiesel, quando se tornou referência em desempenho entre o seu segmento.
Com esse grande sucesso da Amarok V6, agora a Volkswagen passa a ofertar o modelo somente com esse motor, eliminando as antigas opções de entrada com o propulsor 2.0 biturbodiesel.
Amarok com apenas uma motorização
As versões de entrada Comfortline e Highline eram equipadas com o motor mais fraco, com a Highline podendo receber o mais potente.
O 2.0 biturbodiesel, chamado de TDI, equipava o modelo desde seu lançamento, em 2010. Ele rendia potência máxima de apenas 180cv aos 4.000rpm, enquanto diversas rivais contam com 200cv ou mais. O torque também era bastante modesto, atingindo 42,8 kgfm aos 1.750rpm.
Com ele, trabalhava a transmissão automática convencional de 8 velocidades, enquanto a tração era sempre integral sob demanda, chamada de 4Motion.
Após ser vendida exclusivamente para frotistas por um tempo, essas duas opções mais baratas deixam de compor o portfólio da picape.
O câmbio e a tração continuam, pois já estavam presentes em toda a linha, mas a grande mudança é que agora há uma versão Comfortline equipada com o motor 3.0 V6 turbodiesel, o qual rende potência máxima de 258cv aos 3.250rpm e 59,1 kgfm em 1.400rpm.
Linha atual
Embora essa alteração na gama ainda não tenha sido oficializada pela montadora alemã, algumas concessionárias já ofertam o modelo com nessa nova versão, que custa R$293.500. Acrescentando todos os opcionais, (R$1.520 da pintura metálica, R$2.350 do protetor de caçamba e R$3.880 da capota marítima e estribo lateral) o valor chega aos R$301.250.
As opções Highline 3.0 V6 e Extreme 3.0 V6 continuam sendo vendidas, e de acordo com o configurador oficial da marca, neste momento elas custam R$310.160 e R$326.640, respectivamente.
Equipadas com todos os opcionais, assim ficam as versões mais caras:
- – Highline 3.0 TDI V6 4Motion AT: R$320.100.
- – Extreme 3.0 TDI V6 4Motion AT: R$332.120.
Desempenho no mercado
Como dissemos anteriormente, ultimamente as vendas da Volkswagen Amarok não estão muito satisfatórias.
De acordo com os relatórios divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional Da Distribuição De Veículos Automotores), no último mês (03/2022) a picape da montadora alemã emplacou somente 243 exemplares, enquanto a líder Toyota Hilux alcançou 3.971 unidades.
Considerando os 3 primeiros meses deste ano, a soma resulta em 1.711 emplacamentos, número que também é bastante baixo ao ser comparado com o da Hilux (9.488) ou até mesmo da Chevrolet S10 (5.561), que está na vice-liderança até o momento.