A Volkswagen finalmente vai tirar da gaveta o projeto da picape intermediária para concorrer com Fiat Toro e Chevrolet Montana. A fabricante confirmou a produção do modelo para a fábrica da marca em São José dos Pinhais (PR), que receberá um investimento de R$ 3 bilhões para a produção da picape.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!No entanto, o projeto sofreu importantes mudanças em relação ao conceito Tarok, apresentado no já longínquo ano de 2018, durante o Salão do Automóvel de São Paulo. A Tarok foi construída sobre a plataforma MQB-A1, a mesma de Taos e Tiguan, enquanto o novo modelo será menor sobre uma nova base chamada MQB-Hybrid.
Trata-se de uma evolução da plataforma que hoje está em Polo, Virtus, Nivus e T-Cross, este último produzido no Paraná, linha de montagem que receberá a picape. Isso deverá dar ao novo modelo uma configuração e porte semelhante à da Chevrolet Montana, que compartilha componentes com a família Onix e Tracker, e diferente da Fiat Toro, que está mais próxima do Jeep Compass, um modelo de porte maior.
A marca deve investir na chegada do motor 1.5 TSI EVO, uma evolução do atual 1.4 turbo produzido no Brasil. O 1.5 já é usado na Europa há algum tempo e, embora entregue os mesmos números de potência e torque (150 cv e 25,5 kgfm), polui menos e pode ter tecnologias como desativação de cilindros e micro-híbrido.