Após mais de quatro décadas de produção contínua, a Volkswagen oficializou o fim da linha do Polo na Europa. A fábrica de Navarra, na Espanha, montou a última unidade do modelo no último dia 2 de julho, encerrando um ciclo histórico iniciado em 1984. Ao longo desses 40 anos, a planta produziu aproximadamente 8.422.161 unidades do popular hatch.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!O último Polo europeu foi produzido na cor azul, na versão de acabamento Life, equipado com motor 1.0 TSI de 95 cv e câmbio manual de 5 marchas. Este exemplar especial permanecerá na Espanha como uma lembrança dos anos de produção na fábrica de Navarra. Com o encerramento da produção do Polo, a planta espanhola redirecionará suas atividades para a fabricação dos crossovers T-Cross e Taigo (conhecido no Brasil como Nivus) até 2026 ou 2027.
A saída do Polo trará uma significativa redução no volume de produção anual da fábrica de Navarra, que passará a fabricar 250.000 unidades em 2024 e apenas 150.000 em 2025. Contudo, investimentos estratégicos em eletrificação prometem revitalizar a planta. Em 2026, a produção deverá atingir 200.000 unidades, com a meta de alcançar 300.000 veículos em 2027. Este aumento será impulsionado pela produção de novos crossovers elétricos, incluindo a versão SUV do ID.2 e seus equivalentes das marcas Skoda e Seat, que substituirão os modelos T-Cross, Kamiq e Arona.
Enquanto o ID.2, sucessor direto do Polo, será fabricado em Martorell, também na Espanha, e lançado no mercado em 2025, a Volkswagen garantirá a continuidade das vendas do Polo na Europa por meio de importações. Até a chegada do ID.2, as concessionárias europeias serão abastecidas com unidades produzidas na fábrica de Kariega, na África do Sul, para onde a produção do Polo foi transferida. No Brasil, a produção do modelo continua nas unidades de São Bernardo do Campo e Taubaté, em São Paulo.
Com o nome Polo ainda forte no mercado, há especulações de que a Volkswagen possa adotar a denominação ID.Polo para o novo modelo elétrico. A transição para uma linha de produção mais sustentável e focada em veículos elétricos marca uma nova era para a planta de Navarra e para a Volkswagen na Europa.