Os fãs da Volkswagen estão esperando isso desde o cancelamento do Salão de Pequim, que deveria ter ocorrido em abril mas não aconteceu por causa da nova onda da pandemia na China. Agora, enfim, o ID.Aero foi revelado oficialmente.
Ele será o primeiro sedã elétrico realmente global da VW (desconsiderando o e-Lavida, que foi vendido apenas na China). O ID.Aero ainda é um carro-conceito, ou seja, um protótipo, mas que já indica muito do que podemos esperar.
Design e plataforma MEB
Por ser ainda um conceito, a marca alemã continuou mantendo segredo sobre as especificações técnicas. Mas seu design aerodinâmico já permitiu o apelido de “novo Passat”. Também vem sendo comparado com o Tesla Model 3.
Além da gigante de Elon Musk, o ID. Aero também vem para concorrer com o BMW i4. Daí sua proposta mais premium e sua autonomia de 620 km, nos moldes dos testes WLTP, usados na Europa. Também há confirmação de uma bateria de 77 kWh.
Serão 5 metros de comprimento e as rodas são de 22 polegadas. Ele será montado sobre a plataforma MEB, feita para modelos elétricos da VW.
Sigla para Modular Electric Platform (Plataforma Elétrica Modular), a tecnologia é responsável pelo projeto de eletrificação de várias marcas. E já serviu como estrutura para todos os EVs da família ID da VW, desde o ID.3 até a Kombi Elétrica.
Na frente do carro, é notório que ele traz uma faixa de luz estreita, que se estende horizontalmente acima do logo da marca alemã. Os faróis LED IQ. Light já utilizados pela VW também estão de volta.
A marca fez questão de anunciar um coeficiente de arrasto que marca 0,23 apenas. Para garantir essa aerodinâmica mais ousada, até as maçanetas foram suprimidas: no lugar da entrada comum vemos uma superfície de toque iluminada.
Quando ID.Aero será lançado?
Com a revelação ocorrida em junho, tudo indica que esse modelo será o topo de linha do portfólio elétrico da Volkswagen. Ficando acima do ID.3 (hatch) e dos SUVs que vão do ID.4 ao ID.6 (este vendido só na China), é possível que o sedã se chame ID.7.
Porém, o nome ainda não foi confirmado. Em termos de tamanho ele também não será o maior, haja vista que a montadora já sinalizou que haverá um ID.8 na linha SUV, com o porte do Atlas. Ou seja, grandalhão e com mais de 5 metros.
Por fim, novamente a China sai na frente e será o primeiro mercado a ver a novidade, já no segundo semestre de 2023. Europa e EUA só deverão ver o sedã elétrico em 2024.