A Volkswagen começou a trabalhar na próxima novidade do mercado automotivo: o Polo Track. O modelo vem sendo testado com camuflagem. Recentemente algumas informações acabaram vazando.
O futuro carro da marca será um substituto para o Gol e será produzido em Taubaté (SP). A previsão de lançamento é para o ano de 2023. A empresa atualizou toda a linha de montagem da fábrica e modernizou alguns processos.
De acordo com o que foi divulgado, a produção do Volkswagen Polo Track demandou muitas modificações na fábrica. Todas elas com o objetivo de torná-la capaz de montar diversos modelos com a plataforma MQB-A0.
Modernizações na fábrica
Segundo a fabricante, todas essas modificações começaram a ocorrer em dezembro de 2019. Neste momento, mais de 90% do projeto já foi realizado. Com o intuito de aumentar em 33% a capacidade de produção da base MQB-A0, a VW adicionou 80 robôs novos para a construção das carrocerias.
Além disso, a fábrica recebeu uma solda a laser trifocal e a área de montagem também foi ampliada para o Fahrwerk, quando suspensão, motor e transmissão são unidos à carroceria.
Ocorreram diversos treinamentos com os funcionários para que eles saibam lidar com esse processo de produção.
Os ensinamentos consistem na explicação da forma de trabalho. Os montadores usarão uma realidade virtual para a montagem. Na parte da pintura, os colaboradores começaram a programar os robôs, sistema de visão e os equipamentos. De acordo com a montadora, foram mais de 40 mil horas em capacitação.
Próximos lançamentos
Essa estruturação da fábrica, não será exclusivamente para o Polo Track. Porém ele será o primeiro veículo de uma nova linha de carros de entrada da VW.
É esperado que em breve o sedã Voyage seja substituído e os especialistas estimam que seja uma espécie de “Virtus Track”. Por fim, outra possibilidade é que optem por realizar uma nova geração da Saveiro. Caso isso ocorra, a montagem que antigamente era feita em São Bernardo do Campo (SP), seja realizada em Taubaté.