Depois da Ford decidir encerrar a produção do Fiesta na Europa, a Volkswagen pode estar pensando em fazer o mesmo com o Polo. Quem diz é o próprio CEO da marca, Thomas Schäfer, preocupado com a inevitável subida nos preços de carros pequenos com a adoção do padrão Euro 7 de emissões de poluentes.
Veja ofertas de Volkswagen Polo certificados na Karvi!
Segundo a Comissão Europeia, o preços dos carros novos deverá subir entre 90 e 150 euros, por conta da adoção de sistemas mais eficientes de controle de emissões. A estimativa já é uma redução em relação ao primeiro número, de cerca de 300 euros.
No entanto, Schäfer acredita numa realidade bem diferente. Segundo o executivo, um subcompacto poderá ficar entre 3 mil e 5 mil euros mais caro, tornando o segmento inviável.
Além de sistemas semi-híbridos de 48V, o CEO da Volkswagen afirmou em entrevista à revista inglesa Autocar que as montadoras também precisarão adequar seus carros à normas de segurança mais restritas. Isso significa mais tecnologias mais caras, aumentando ainda mais o preço de modelos pequenos.
Tanto que os engenheiros da VW estão de fato avaliando se vale a pena continuar investindo em modelos compactos com motores a combustão interna. Se o impacto da elevação dos preços for confirmado, a marca não irá mais investir no segmento e vai continuar seu plano de eletrificação de toda a gama.
Vizinhas já se mexeram
Além da Ford, a Stellantis já confirmou que deverá ter modelos pequenos apenas elétricos até o fim da década. Praticamente toda a sua gama já possui versões elétricas e é questão de tempo para que os Peugeot 208, Citroën C3 e Opel Corsa com motores a combustão interna sejam descontinuados.