Recentemente, a Volkswagen revelou que a montadora tem intenção de abrir novas instalações de montagens e de baterias nos Estados Unidos.
A Volkswagen já possui uma fábrica nos EUA, em Chattanooga, no Tennessee. Lá, produz o crossover elétrico ID.4 e outros modelos para o mercado americano. Até o momento não foi divulgado onde as novas fábricas poderão ser localizadas.
Os altos custos de investimento poderão chegar aos bilhões de dólares. De acordo com o que foi anunciado, até o momento a marca já possui um compromisso de US$ 7,1 bilhões para aumentar a produção de elétricos na América do Norte.
Não foram divulgadas por completo todas as informações, no entanto, a curto prazo eles esperam aumentar de forma significativa a produção, vale enfatizar que toda essa movimentação será vista no segundo semestre de 2022, visto que será neste momento que ocorrerá a disponibilização dos atuais e novos modelos de carros elétricos.
Nova fábrica na Alemanha
Além dessas unidades nos Estados Unidos, vale lembrar que há pouco tempo, foi anunciado que a Volkswagen gostaria de competir com a Tesla. E para isso, estaria planejando uma nova fábrica na Alemanha. A qual será alocada próximo à sede global em Wolfsburg e também seria exclusiva para carros elétricos.
Conforme apresentado, os planos gerais eram de produzir o veículo que fosse emblemático da empresa. O projeto vem sendo chamado de Trinity. Tal veículo tem como meta oferecer altos padrões de tecnologia e direção autônoma.
A nova fábrica da Alemanha conseguirá produzir cerca de 250 mil veículos elétricos por ano.
Segundo o CEO Ralf Brandstaetter, vem sendo mais fácil construir uma nova fábrica, do que ajustar e modernizar as outras já existentes.