Confira todos os detalhes do T-Cross, que conquista boa parte dos consumidores que buscam um SUV compacto!
Muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre o papel que o Volkswagen T-Cross 2022 exerce na linha da montadora depois do lançamento do Volkswagen Nivus.
Para erradicar essas dúvidas, montamos uma matéria bem detalhada do T-Cross, para que seja possível notar as diferenças com o Nivus!
Motores turbo, modernos e econômicos
200TSI
As primeiras 3 versões utilizam o motor 1.0 200TSI e a transmissão automática de 6 velocidades, assim como todas as versões do Nivus.
Essa motorização rende até 128cv de potência com etanol e 116cv com gasolina, com torque alcançando 20,4 kgfm com qualquer um dos dois combustíveis no tanque.
Imagem ilustrativa.
Desempenho
Com esse conjunto mecânico o T-Cross acelera de 0 a 100 km/h em 9,6s com etanol e 10s com gasolina. A velocidade máxima é cravada em 189 km/h e 183 km/h, respectivamente.
Esses dados não são incríveis, mas são bons considerando o geral da categoria em que o modelo se encontra.
Consumo
O consumo segue a mesma linha do desempenho, sendo bom quando comparado com a concorrência.
Na cidade ele percorre até 7,6 km/l com etanol e 9,5 km/l com gasolina. Já em percurso de estrada são 11 km/l (E) e 13,5 km/l (G).
250TSI
Uma das principais diferenças em relação ao Nivus é a adoção do motor 1.4 250TSI na versão mais cara Highline. Ele rende até 150cv de potência e 25,5 kgfm de torque, ambos com qualquer combustível. A transmissão também é automática de 6 velocidades.
Imagem ilustrativa.
Desempenho
Aqui sim o desempenho se mostra ser melhor que a maioria dos concorrentes, cumprindo a prova de 0 a 100 km/h em apenas 8,7s (E/G) e atingindo 198 km/h de máxima.
Consumo
O consumo ainda consegue ser bom. Mesmo em um motor com litragem maior a economia de combustível é parecida com o 1.0 turbo.
Na cidade ele percorre até 7,7 km/l (E) e 11 km/l (G), passando para 9,3 km/l (E) e 13,2 km/l (G) na estrada.
Principais diferenças entre o T-Cross e o Nivus
É verdade que muitos itens são compartilhados entre eles, mas a Volkswagen os direciona para propostas um pouco distintas. O T-Cross permanece como uma ótima opção para quem necessita de bom espaço interno, pois utiliza a mesma plataforma modular MQB-A0 do Virtus, com 2,65m de entre-eixos. Enquanto isso o Nivus é baseado na plataforma MQB-A0 do Polo, que traz 2,56m na distância entre os eixos.
Essa questão determina muito o espaço que os passageiros terão para se acomodarem, que é um pouco acanhado no Nivus e muito bom no T-Cross.
Apesar disso, devido ao desenho coupé o Nivus consegue entregar um porta-malas de 415L. O T-Cross oferta 420L, mas somente quando os bancos traseiros estão um pouco inclinados, o que prejudica um pouco o conforto em viagens mais longas. Em posição normal ele conta com 373L de capacidade.
A montadora alemã também aposta em uma proposta mais jovial e tecnológica no Nivus, que conta por exemplo com visual mais esportivo e tecnologias como piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência, que não fazem parte do pacote do T-Cross.
Versões e equipamentos do T-Cross
Versão | Preço | Equipamentos | Opcionais |
Sense 1.0 200TSI AT | R$100.590 | 6 airbags, ar-condicionado manual, Hill Holder, banco do motorista com regulagem de altura, ajuste de altura e profundidade do volante, controles de tração e estabilidade, retrovisores elétricos com repetidores de seta em LED e função tilt-down no direito, DRL em LED, faróis de neblina com função de curva, lanternas traseiras em LED, sensor crepuscular, vidros elétricos nas quatro portas e volante multifuncional. | Não há opcionais. |
1.0 200TSI AT | R$124.990 | Adiciona rodas de liga-leve R16, painel digital de 8”, apoio de braço dianteiro com saídas de ar traseiras e 2 tomadas USB, sensor de pressão dos pneus, Post Collision Brake, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia VW Play de 10,1” e volante em couro. | Pacote Interactive IV – R$2.760 (Câmera de ré, retrovisores com rebatimento elétrico, rodas de liga-leve R17 e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros). |
Comfortline 1.0 200TSI AT | R$140.790 | Acrescenta ar-condicionado digital, ajuste lombar para o banco do motorista, carregador de celular por indução, câmera de ré, retrovisores com rebatimento elétrico, iluminação ambiente, painel digital de 10,2”, rodas de liga-leve R17, regulagem elétrica do facho do farol, modos de condução, sensor de estacionamento dianteiro, sensor de fadiga e chave presencial. | Bancos em couro – R$2.520 Pacote Sky View II – R$6.170 (Teto-solar panorâmico, retrovisor interno eletrocrômico e sensor de chuva). |
Highline 1.4 250TSI AT | R$151.090 | Ainda inclui bancos em couro, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e sistema start-stop. | Pacote Bicolor – R$2.470 Pacote Tech e Beats – R$7.780 (Park Assist 3.0, faróis full LED com regulagem automática do facho e sistema de som Beats) Pacote Sky View – R$6.170 (Teto-solar panorâmico). |
Sense 1.0 200TSI AT
1.0 200TSI AT
Comfortline 1.0 200TSI AT
Highline 1.4 250TSI AT