A Volkswagen anunciou nesta sexta-feira (23) um investimento robusto de R$ 13 bilhões em suas fábricas localizadas no Estado de São Paulo, como parte de um plano estratégico maior que totaliza R$ 16 bilhões até 2028. Esse aporte financeiro será destinado à modernização e ampliação das operações nas unidades de Anchieta, em São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos, com foco no desenvolvimento de novos modelos de veículos e motores, reforçando o compromisso da montadora com a inovação e a sustentabilidade.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!Na fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo, serão produzidos dois novos modelos de veículos, enquanto a unidade de Taubaté será responsável pela produção de um automóvel totalmente inédito, desenvolvido integralmente no Brasil. Já a fábrica de São Carlos ganhará um novo motor, projetado para ser mais eficiente e destinado a veículos híbridos, contribuindo para a nova ofensiva de produtos da Volkswagen, que prevê o lançamento de 16 novos veículos até 2028, incluindo modelos híbridos, 100% elétricos e flex.
Parte desse investimento também será aplicada no Centro de Design e Engenharia da Volkswagen, localizado na fábrica de Anchieta, que é considerado um dos mais avançados do Grupo Volkswagen no mundo. O centro desempenha um papel crucial no desenvolvimento de novas tecnologias, com ênfase em soluções sustentáveis. Além disso, as fábricas de Anchieta e Taubaté serão pioneiras no uso de biometano em sua matriz energética, uma inovação que pode reduzir em até 99% as emissões de CO2 em determinados processos produtivos, quando comparado a alternativas baseadas em combustíveis fósseis.
Outro destaque do anúncio foi a criação da nova plataforma MQB Hybrid, que já viabilizou o lançamento de dois novos veículos: o Novo T-Cross, fabricado em São José dos Pinhais (PR), e a Nova Amarok, produzida na Argentina.