A Volvo encerrou de vez a produção de veículos a diesel, cumprindo a promessa que havia feito em 2023 com a produção do último modelo equipado com motor desse tipo. Trata-se de um exemplar do XC90, com uma pintura em tom de azul, que será adicionado ao acervo do museu World of Volvo em Gotemburgo, na Suécia.
Veja ofertas de Volvo usados na Karvi!A partir de agora, a marca vai seguir seu compromisso em se tornar uma marca exclusivamente elétrica até 2030 e busca alcançar a neutralidade de carbono até 2040.
Ao longo de décadas de atuação no segmento automotivo, a Volvo comercializou mais de 9 milhões de carros a diesel em todo o mundo. Essa contagem teve início em 1991, embora as vendas realizadas entre 1979 e 1991 não tenham sido registradas, o que sugere que o número total pode ser ainda maior.
A decisão de abandonar o diesel representa uma mudança significativa na trajetória da Volvo. Até 2019, a maioria dos veículos vendidos pela marca na Europa eram movidos por motores a óleo. No entanto, a tendência mudou, e agora a maioria dos carros Volvo vendidos na Europa são elétricos ou híbridos plug-in.
A marca atribui essa transição à mudança na demanda do mercado, às regulamentações mais rigorosas em relação às emissões e ao seu foco na eletrificação. Embora os motores a diesel emitam menos CO2 em comparação com os motores a gasolina, eles são responsáveis por uma maior emissão de óxido de nitrogênio (NOx), o que tem um impacto negativo na qualidade do ar e na saúde das pessoas.