Agora é oficial: o Brasil não verá o 1º elétrico da Volkswagen antes de outros países da América Latina. Ele já desembarcou no Uruguai, e é o Up!. Também chamado de VW e-Up!, ele sai por um valor que em reais daria mais de R$ 200 mil. Ou, para empresas, R$ 147 mil.
Apesar dos preços distintos, o 100% elétrico da marca alemã chega como versão única. Por enquanto, ainda não há confirmação oficial se ele virá ou não para o Brasil. Mas é uma possibilidade, sem dúvida. Para peitar opções como o Caoa Chery iCar e o Renault Kwid E-Tech.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Por aqui, a Volkswagen já tinha apresentado dois elétricos bem marcantes. Trata-se do ID.3 e do ID.4, só que o lançamento deles ainda não tem nem data marcada. O VW e-up!, por sua vez, já havia sido anunciado no Uruguai desde o ano passado.
Agora a promessa apenas se cumpriu. Alguns podem até pensar que a marca preferiu o Uruguai para não errar por aqui, num mercado muito maior. Mas seria pura ilusão. Na verdade, o Uruguai já possui uma das melhores infraestruturas de mobilidade elétrica urbana da região.
Motorização e autonomia do VW e-up!
Sobre o VW e-up!, ele sai de fábrica com um propulsor de 61 kW, no eixo dianteiro. O que atinge seus 83 cv e, de torque, 21,4 kgfm. Assim, o compacto, que pode chegar a 130 km/h, faz de 0 a 100 em 11,9 segundos. Outros dados fundamentais são, claro, os da bateria, que vemos abaixo.
Basicamente, é uma de 32,3 kWh (36,8 kWh brutos). Sendo que o consumo de energia é de 17,2 kWh a cada 100 km. Desta forma, o VW e-up! garante uma autonomia WLTP de até 258 quilômetros. Uma carga de 80% leva 1 hora em estação de carga rápida. E 4 horas em corrente alternada.
Os equipamentos do VW e-up!
A tomada de carga CCS vem junto, como item de série. Os demais equipamentos incluem desde seis airbags até volante multifuncional de couro. Sem falar num sistema de alerta de saída de pista e no controle automático de climatização. Ou no sensor de chuva e no acendimento automático dos faróis.