A Volkswagen está comemorando 20 anos de uma sigla pouco conhecida dos brasileiros. Acima do Golf GTI, a marca faz uma versão mais forte, o Golf R.
A saga começou em 2002 com o primeiro Golf R32, que completa agora duas décadas. Para celebrar a data especial, a VW fez um Golf R especial, chamado de 20 Years.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Ele tem ainda mais potência, chegando a 333 cv, 13 cv a mais que os Golf R mais recentes. Isso faz dele o Golf mais potente da história do hatch médio.
O motor é o mesmo 2.0 turbo usado nos Golf R “normais”. Os primeiros R32 usavam um VR6 de 3,2 litros, daí a nomenclatura.
O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Como em todos os Golf R desde o original de 2002, a tração é integral.
Para a versão especial, a Volkswagen instalou escapamento mais esportivo de titânio da Akrapovic de série, para um som mais encorpado.
Além disso, o R 20 Years tem um modo especial de partida do motor que eleva as rotações a 2.500 rpm logo após a ignição por alguns segundos. O câmbio foi retrabalhado para mudanças mais agressivas.
Visual exclusivo
A série especial só será vendida em duas cores, azul ou branco. Os carros azuis têm rodas pretas e os brancos têm rodas com detalhes azuis. Há emblemas alusivos à versão comemorativa nas portas e na cabine.
O Golf R 20 Years por enquanto só foi confirmado para os mercados europeu e australiano. A VW não deverá limitar o volume de unidades produzidas, mas só fará o modelo por um ano.