A Volkswagen está ajustando sua estratégia para conquistar um público mais amplo no mercado de carros elétricos, com planos para lançar um subcompacto elétrico conhecido como ID.1, possivelmente resgatando o nome Up!. Com a concorrência acirrada no segmento de veículos elétricos mais acessíveis, a montadora alemã busca preencher a lacuna deixada pelo Up!, descontinuado após 12 anos de produção.
O ID.1, cujos planos foram confirmados pela Volkswagen durante a apresentação do conceito ID2all, tem como objetivo atingir um preço competitivo, possivelmente abaixo dos 20 mil euros, para tornar a mobilidade elétrica mais acessível ao público. A decisão de possivelmente ressuscitar o nome Up! é discutida pelo chefe de desenvolvimento técnico da Volkswagen, Kai Grünitz, que destaca a semelhança no uso entre o novo subcompacto e seu antecessor.
O desenvolvimento do ID.1 exigirá a criação de uma plataforma específica, afastando-se da MEB Entry do ID.2. Essa escolha não apenas leva em consideração o tamanho do veículo, mas também visa uma redução significativa de custos para tornar o modelo mais acessível. A Volkswagen está ciente da necessidade de oferecer opções mais econômicas, especialmente diante dos concorrentes como o Renault Twingo e o Citroën e-C3, que já estão consolidando presença no segmento de carros elétricos acessíveis.
Ao contrário dos modelos mais avançados da linha ID., o novo Up! elétrico pode abrir mão de algumas funcionalidades de conectividade e condução autônoma para manter o foco na redução de custos. Grünitz sugere até mesmo a possibilidade de reintroduzir uma prática do Up! original, permitindo o uso de smartphones no lugar de uma central multimídia.
A Volkswagen pretende direcionar o ID.1 para uso urbano, limitando a velocidade de recarga a estações mais convencionais, sem a capacidade de utilizar cargas rápidas de 200 kW. O enfoque no mercado urbano também se reflete na expectativa de uma autonomia semelhante ao antigo e-Up!, que atingia cerca de 259 km.