O grupo Volkswagen divulgou os resultados comerciais referentes ao primeiro semestre de 2024, destacando um desempenho sólido mesmo diante dos desafios enfrentados no mercado global. O conglomerado registrou uma receita de vendas de 158,8 bilhões de euros, representando um aumento de 1,63% em comparação ao mesmo período de 2023. Contudo, as entregas globais recuaram 0,5%, totalizando 4,348 milhões de unidades vendidas.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!A maior queda nas entregas foi observada na China, onde a Volkswagen enfrenta uma intensa concorrência de marcas locais, como BYD e GWM. Em contraste, a empresa alcançou um crescimento significativo em outras regiões, como América do Norte e América do Sul, com aumentos de 8% e 15%, respectivamente. O resultado operacional do grupo foi de 10,1 bilhões de euros, uma queda de 11% devido a provisões não planejadas para indenizações na Volkswagen AG e ao aumento dos custos fixos.
Oliver Blume, CEO do grupo Volkswagen, comentou: “Estrategicamente, definimos um curso decisivo e os programas estão progredindo bem. Estamos acelerando nossa estratégia global de software com parceiros internacionais e realinhamos completamente nossa configuração na China. Os programas de desempenho estão ganhando velocidade em todo o grupo e nossos novos produtos estão recebendo feedback positivo dos mercados globais. Esta é uma boa base. No entanto, muito do trabalho ainda está à nossa frente.”
Para o fechamento do ano, a Volkswagen projeta um crescimento de até 5% na receita de vendas e espera um retorno operacional sobre as vendas entre 6,5% e 7%. Arno Antlitz, CFO e COO da Volkswagen, ressaltou: “Uma margem de 6,3% no semestre está abaixo de nossas ambições e potencial, dada nossa gama de excelentes veículos, nosso portfólio de marcas e nossa presença global.”
Além disso, o grupo Volkswagen planeja investir entre 13,5% e 14,5% na divisão automotiva e espera que o fluxo de caixa líquido automotivo fique entre 2,5 bilhões e 4,5 bilhões de euros.