A Volkswagen, juntamente com outras montadoras como a General Motors e a Stellantis, está enfrentando dificuldades de produção devido às recentes enchentes e à falta de componentes de fornecedores instalados na região.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!Para contornar a situação, a Volkswagen decidiu dar férias coletivas aos funcionários das fábricas paulistas em São Bernardo do Campo, São Carlos e Taubaté. Essas férias, que estão previstas para iniciar no dia 20 de maio, serão aplicadas de forma preventiva caso a situação persista. Os colaboradores dos complexos em São Bernardo do Campo e Taubaté terão 10 dias de férias, enquanto parte da equipe de São Carlos ficará parada por 11 dias. Até o momento, a fábrica em São José dos Pinhais (PR) não foi afetada por essa medida.
A paralisação das atividades nessas unidades impactará a montagem de praticamente toda a linha da Volkswagen, com exceção do T-Cross, que é produzido no Paraná. O complexo Anchieta em São Bernardo do Campo é responsável pela montagem de modelos como Polo GTS, Virtus, Nivus e Saveiro, enquanto a fábrica de Taubaté produz a linha Polo, com exceção da variante esportiva GTS. Já a linha de montagem em São Carlos é voltada exclusivamente para a produção de motores.
A General Motors também enfrenta desafios semelhantes em sua unidade em Gravataí (RS), onde são produzidos os modelos Chevrolet Onix e Onix Plus. A falta de peças essenciais levou a empresa a manter a suspensão da produção até o dia 17 de maio. Embora o complexo não tenha sido diretamente afetado pelas chuvas, cerca de 50 funcionários tiveram suas casas atingidas, sendo apoiados pelo Instituto GM nesse momento delicado.
Além disso, a Stellantis anunciou a suspensão da produção em sua fábrica em Córdoba, na Argentina, onde é montado o Fiat Cronos. A falta de componentes também impactou suas operações. A empresa citou ainda a greve do Ibama como um fator adicional que está dificultando a obtenção das licenças ambientais necessárias para a importação de veículos com motores a combustão para o país.