Após quatro anos desde sua estreia, a Volkswagen fez a primeira atualização significativa no T-Cross europeu, com mudanças em seu design, interior renovado e uma série de novos recursos. O modelo entrará pré-venda no último trimestre deste ano, com as primeiras entregas programadas para o início de 2024. Vale ressaltar que todas as unidades que serão produzidas em 2023 já foram vendidas.
Uma das mudanças mais notáveis no Volkswagen T-Cross 2024 é a reformulação do para-choque. A peça emborrachada que conectava os faróis de neblina e o trapézio cinza que dividia a grade inferior foram removidos. A entrada de ar inferior foi ampliada, com a placa indo para uma posição mais elevada. O para-choque também apresenta uma barra cinza na extremidade inferior.
A grade central já contava com uma barra cinza, mas agora ela também está equipada com iluminação, semelhante ao Taos, em conjunto com os faróis LED Matrix, um conjunto denominado IQ. Light. Essa opção estará disponível apenas nas versões mais caras, chamadas Style e R-Line. Outra mudança notável na dianteira são as luzes de neblina, que adotam agora um formato vertical.
Na traseira, as lanternas também possuem tecnologia LED, formando um “X” e com um feixe iluminado atravessando a tampa do porta-malas. O para-choque traseiro foi redesenhado, com uma imitação de grade logo abaixo da tampa e que se estende até as luzes de posição, dispostas verticalmente.
Diferentemente do Polo reestilizado, o novo T-Cross 2024 apresenta um acabamento mais refinado, com a adoção de materiais suaves no painel e, nas versões mais caras, até mesmo com imitação de costura. O mesmo material de qualidade é encontrado nos painéis das portas. A central multimídia agora possui uma nova carcaça que a destaca, não mais embutida no console.
O novo T-Cross 2024 virá de fábrica com um painel de instrumentos digital de 8″, que é passa para 10″ nas versões mais caras. A central multimídia terá 8″ nas configurações de entrada e 9,2″ nas variantes topo de linha. Os faróis de LED também estarão presentes desde a opção mais básica, mas o sistema IQ.Light LED Matrix estará disponível apenas nas versões Style e R-Line.
Além disso, as opções de motorização também apresentam diferenças significativas. A única semelhança é a presença do motor 1.0 turbo de três cilindros, que na Europa será oferecido nas versões de 95 cv, com transmissão manual de 5 marchas, e de 116 cv, esta última combinada a uma transmissão manual de 6 marchas (com uma opção de caixa de dupla embreagem de 7 marchas disponível).
No entanto, o motor 1.4 TSI foi substituído por lá pelo 1.5 TSI, também com 150 cv de potência, mas com a adição de tecnologias como gerenciamento ativo de cilindros e um turbo de geometria variável para reduzir o consumo de combustível. Nesse caso, a única opção de transmissão disponível será a DSG de 7 marchas. Devido à plataforma MQB-A0 não ter sido desenvolvida para acomodar versões híbridas, o T-Cross continuará sem opção de eletrificação ou sistema híbrido-leve.
T-Cross brasileiro
No Brasil, o lançamento da nova geração do Volkswagen T-Cross ainda está previsto para o próximo ano. Embora tenham surgido imagens do modelo em testes, a expectativa é que a renovação do utilitário chegue ao país somente em 2024, possivelmente no primeiro trimestre. Atualmente, a linha 2024 do T-Cross já está disponível nas concessionárias brasileiras. A fabricante também anunciou um período de lay-off na fábrica em São José dos Pinhais (PR), com a redução da produção do SUV compacto para apenas um turno e a dispensa temporária dos funcionários por até cinco meses.