O Volkswagen Tiguan 2024 está de volta ao Brasil com uma renovação visual que segue o estilo adotado pela marca em outros SUVs. A grade retangular foi substituída por um visual mais próximo ao do Taos, com uma linha de LED na parte frontal central e um para-choque redesenhado. Não se trata, no entanto, da nova geração do SUV, lançada recentemente na Europa, mas de uma reestilização do modelo que foi vendido no Brasil até 2020, que continua sendo produzido no México.
Essa atualização também incluiu mais equipamentos, com destaque para rodas de 19 polegadas, controles de estabilidade e tração, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, park assist, central multimídia Discovery Media com tela de 8″, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, câmera de ré, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, ar-condicionado digital de três zonas, freio de estacionamento eletrônico, carregador wireless para smartphones e outros recursos.
No entanto, a potência do motor foi reduzida. O Tiguan 2024 agora é equipado com um motor 2.0 TSI com 186 cv e 30 kgfm de torque, em vez dos antigos 220 cv e 35,7 kgfm na versão 350 TSI. A tração é somente dianteira e o câmbio automático de oito marchas. O motor é mais forte do que o antigo 1.4 turbo de 150 cv, mas pode deixar os donos dos antigos Tiguan de 220 cv decepcionados.
O preço do novo Tiguan 2024 começa em R$ 278.990, o que o coloca em uma faixa de preço mais elevada em comparação com alguns de seus concorrentes. O Jeep Commander, por exemplo, está disponível na versão Limited 1.3 turbo por R$ 251.690, enquanto o Caoa Chery Tiggo 8 é vendido a partir de R$ 189.990, ou R$ 239.990 na versão híbrida plug-in.
O Tiguan Allspace R-Line 2024 já pode ser reservado nas concessionárias da Volkswagen no Brasil, embora a data de entrega das primeiras unidades ainda não tenha sido divulgada. O teto solar é oferecida como um opcional por R$ 10.000.