A Volkswagen acaba de lançar a terceira geração do Tiguan na Europa. O modelo traz uma série de atualizações mecânicas e eletrônicas. Embora tenha abandonado a versão Allspace com entre-eixos alongado por lá, a marca promete compensar essa ausência com um novo modelo em breve.
O novo Tiguan apresenta um design exterior que se inspira no SUV elétrico ID.4, destacando-se pela grade superior fechada e a entrada de ar principal no para-choque. Essa abordagem representa uma mudança marcante em relação aos tradicionais carros a combustão da Volkswagen. O Tiguan é baseado na plataforma MQB Evo e oferece tração dianteira como padrão, com a tração integral disponível como opção. É o mesmo conjunto do novo VW Passat.
Sem a versão Allspace, o Tiguan convencional cresceu um pouco, agora medindo 4.551 mm de comprimento, um aumento de 32 mm. O entre-eixos permanece o mesmo, com 2.681 mm, enquanto a altura subiu 5 mm, alcançando 1.640 mm. A largura foi mantida em 1.939 mm. Apesar desse crescimento, o porta-malas aumentou apenas 33 litros, totalizando 648 litros com os bancos traseiros em uso.
Na Europa, a Volkswagen está introduzindo duas versões híbridas do Tiguan, com 204 cv e 272 cv, ambas equipadas com baterias de 19,7 kWh que proporcionam uma autonomia elétrica de 100 km. O carro suporta carregamento rápido de até 50 kW. As opções mais baratas incluem um sistema híbrido-leve com motor 1.5 turbo, que utiliza uma bateria de íon-lítio de 48 volts e um gerador.
Além disso, há a opção do motor 2.0 turbo nas variantes de 204 cv ou 154 cv, e ainda a opção diesel com o motor 2.0 TDI de 150 cv ou 193 cv. Em todas as versões, a transmissão é uma automatizada DSG de dupla embreagem com 7 marchas.
No aspecto tecnológico, o novo Tiguan recebeu um aprimorado sistema de controle de chassi adaptativo que trabalha em conjunto com diferenciais eletrônicos e amortecedores de duas válvulas com controle adaptativo. Isso resulta em um SUV mais estável e ágil, com freios que atuam especificamente em cada roda.
No interior, a Volkswagen redesenhou o painel de instrumentos digital e atualizou a central multimídia, que tem tela de 13″ ou até 15″, seguindo o design da linha de carros elétricos ID. Os motoristas podem escolher entre quatro modos de visualização: Clássico, Progressivo, Navegação e R-Line.
Os assistentes de direção também receberam melhorias significativas, com destaque para os sistemas de estacionamento automático, que agora permitem que o carro seja estacionado remotamente por meio de um aplicativo.
O novo Volkswagen Tiguan 2025 estará disponível na Europa a partir de fevereiro, com preços começando em 36.600 euros (cerca de R$ 189.848). Quanto ao Brasil, a Volkswagen confirmou que a versão alongada, produzida no México para o mercado americano, será apresentada no próximo ano.