Depois de mexer no Polo, foi a vez da Volkswagen finalmente mostrar o Virtus com as mudanças para a linha 2023. E o sedã ganhou um belo banho de loja, até mais extenso do que o hatch. O Virtus 2023 também ficou mais barato, assim como o hatch, ganhou novas versões e combinações de motor e câmbio inéditas na gama, além de um visual repaginado. Os preços agora partem de R$ 103.990, bem mais baixo do que os R$ 122.210 iniciais da linha 2022.
Veja ofertas de Volkswagen Virtus certificados na Karvi!
Como o Polo, as versões mais simples adotaram o motor 170 TSI, com um 1.0 turbo de 116 cv, mais fraco que o antigo 200 TSI. Mas agora o Virtus 2023 também ganha pela primeira vez uma opção turbo com câmbio manual, a mais barata da gama. A 170 TSI também pode ter câmbio automático, versão que custa R$ 112.990.
As versões de entrada já têm 6 airbags, central multimídia de 6,5″, rodas de liga-leve de 15″, sensores de obstáculos atrás, volante com comandos do som e computador de bordo, carregador de celulares por indução e painel virtual com tela de 8″, com conta-giros. O Polo 170 TSI de entrada não tem o item, e vem causando controvérsia.
A versão seguinte é a Comfortlinte 200 TSI, tabelada a R$ 121.990. Nela a VW resolveu manter o motor que já era oferecido, com o mesmo 1.0 turbo, mas com 128 cv e câmbio automático. A versão já vem equipada com itens como ar-condicionado automático, sensores de obstáculos atrás, rodas de 16″, central multimídia com tela de 6,5″ com Android Auto e CarPlay e partida por botão com chave presencial.
O conjunto é o mesmo na de topo Highline 200 TSI, vendida a R$ 130.030. A Highline adiciona sensores de obstáculos também na frente, a central VW Play com tela maior e rodas de 17″.
A outra novidade é que em vez de mostrar um novo Virtus GTS, com apelo esportivo, a Volkswagen resolveu adotar o motor 1.4 turbo de 150 cv na nova versão Exclusive 250 TSI, com ar mais luxuoso. Ela custa R$ 144.990.
Todos os Virtus 2023 têm faróis de LED com luzes diurnas também de LED, 6 airbags e frenagem automática pós colisão. O capô ficou mais alto que antes e o sedã parece ligeiramente mais encorpado. De fato, cresceu bons 8 cm na fita métrica graças aos novos parachoques. Os faróis de neblina agora são verticais, como no Nivus. As rodas da versão Highline chegam a 17″.
O Virtus Exclusive tem rodas de 18″, herdadas do antigo GTS. Também tem o nome da versão gravado em baixo relevo nos encostos dos bancos de couro sintético. O material também reveste volante, portas dianteiras e apoio de braço central. Parece que finalmente o sedã teve o acabamento melhorado.
Todas as versões também têm painel virtual (com 10,25″ no Highline e Exclusive), carregador por indução e quatro entradas USB-C. As versões automáticas têm ainda ACC de série.
A ideia com a versão Exclusive é encurtar um pouco a distância entre Virtus e Jetta, que agora é vendido apenas na versão GLI 350, vendida a R$ 226.990. Desde que as versões de entrada do Jetta saíram de linha, o vão entre os dois sedãs ficou enorme.
A Exclusive é equipada com itens como a central multimídia VW Play, painel virtual de 10,25″, rodas de 18″, retrovisores externos com rebatimento elétrico, sensores de luz e chuva, e de obstáculos atrás e na frente. O pacote é quase o mesmo que o da Highline, acrescido do motor mais potente.
Para todas as versões do Virtus 2023 a Volkswagen vai oferecer um Pacote Black, com capas de retrovisores preto brilhante, tapetes de borracha, rodas exclusivas, pedaleiras de alumínio e um pequeno spoiler na tampa do porta-malas. A VW ainda fez parceria com a Porto Seguro para reduzir o valor do seguro para o modelo.