Você já imaginou ter um carro da mesma marca que o celular que você usa a todo momento?! Parece surreal e realmente é surpreendente, mas a fabricante chinesa de eletrônicos Xiaomi revelou que apresentará seu primeiro carro elétrico no primeiro semestre de 2024, ou seja, daqui a pouco mais de 2 anos.
Anúncio
A novidade foi anunciada na última terça-feira (19/10/2021) pelo CEO Lei Jun, através de um evento para investidores e também em uma conta da Xiaomi no Twitter. Posteriormente a notícia foi confirmada pelo diretor de marketing, Zang Ziyuan, em uma rede social chinesa.
Investimento
De acordo com a famosa empresa de celulares e outros eletrônicos, a nova divisão de carros elétricos, apresentada em abril de 2021, receberá um investimento de US$10.000.000.000 (10 bilhões de dólares) nos próximos 10 anos.
Um dos passos para essa novidade foi a aquisição da startup chinesa DeepMotion, que é especialista em tecnologias para direção autônoma.
Carros Elétricos
Infelizmente a marca não divulgou mais informações sobre os futuros carros elétricos, mas podemos imaginar que eles serão completamente tecnológicos e possivelmente repleto de sistemas autônomos, como os modelos da concorrente Tesla, de Elon Musk.
Também não se sabe ainda se a empresa irá produzir os carros sozinha ou se contará com a parceria de alguma montadora já consolidada, como por exemplo a Great Wall.
Carro Da Xiaomi
Vale lembrar que a gigante chinesa já lançou um carro em 2019, por incrível que pareça!
O Bestune T77 é um SUV criado em parceria com o grupo FAW, e possui porte de um modelo médio, como um Jeep Compass.
São 4,52m de comprimento, 2,70m de entre-eixos, 1,84m de largura e 1,61m de altura.
O motor utilizado pelo “Xiaomi Car” é um 1.2 turbo de 143cv e 20,8 kgfm, com câmbio manual de 6 marchas ou automatizado de dupla embreagem, com 7 velocidades.
Em seu lançamento o valor variava de 89,8 mil a 138,8 mil yuans, o que seria cerca de 79,4 mil a 122,8 mil reais na conversão atual.
Carro Elétrico No Brasil
Apesar de também estar crescendo, o avanço para carros elétricos no Brasil ainda é baixo, principalmente porque o governo não incentiva adequadamente a vinda de carros híbridos e elétricos para nosso país, e como essa tecnologia ainda é cara, sua popularização acaba sendo mais lenta.
Atualmente o carro elétrico mais barato em nosso mercado é o Jac E-JS1, que é vendido por cerca de 160 mil reais. Porém a maioria dos elétricos, como o Fiat 500e, Nissan Leaf, Peugeot e-208, BMW I3, Chevrolet Bolt EV e Renault Zoe são oferecidos com valores entre 240 e 320 mil reais.
Há ainda os modelos de luxo, como Audi E-Tron, Porsche Taycan, Jaguar I-Pace e Mercedes-Benz EQC. Estes são oferecidos com preços muito variados, acima de 450 mil reais.
Se a Xiaomi apostasse no mercado de carros elétricos por aqui, certamente os valores seriam bem altos, mesmo que a empresa tenha anunciado o investimento em outros segmentos além dos veículos premium.
Conclusão
Ainda é cedo para pensar em um carro da Xiaomi no Brasil, mas se a marca repetir o seu sucesso com os celulares, podemos esperar um bom volume de vendas globais.