A Toyota finalmente revelou por completo o Yaris Cross 2024, o novo SUV compacto híbrido que deverá ser produzido no Brasil na fábrica da marca em Sorocaba (SP). O modelo usa a mesma plataforma do Yaris Sedan para o mercado asiático, diferente do modelo europeu, e tem desenho que reúne elementos do RAV4 e do Corolla Cross.
A frente do Yaris Cross 2024 tem grade vertical e em formato trapezoidal, com faróis afilados, num arranjo que lembra também até o da picape Hilux. Os faróis de neblina ficam elevados, em nichos verticais nas laterais do para-choque.
O perfil é “quadradão”, como nos irmãos maiores Corolla Cross e RAV4. O último aliás, guarda semelhança ainda maior. A lanterna traseira de LED tem caimento para a lateral, enquanto a linha das janelas sobe após a porta traseira. A tampa do porta-malas tem caimento abrupto após o fim da janela traseira.
O interior é parecido com o do Yaris Sedan asiático, ocom painel digital de 7″ e multimídia de 10,1″ no alto do painel. Por lá, o Yaris Cross 2024 tem itens como monitores de ponto cego, faixa de rolamento e colisão iminente, farol alto automático e 6 airbags.
Por aqui, é provável que a Toyota mantenha o mesmo padrão, com o pacote Toyota Safety Sense ao menos nas versões mais caras.
Com 4,31m de comprimento, o Yaris Cross 2024 tem o mesmo porte de Hyundai Creta (4,30m) e Honda HR-V (4,33m). O Toyota ainda tem entre-eixos de 2,62m, próximo dos 2,65m de um Volkswagen T-Cross.
Motores do Yaris Cross 2024
Sob o capô da versão asiática, poderão estar duas configurações. Um 1.5 a gasolina de 106 cv com câmbio manual de 5 marchas ou um automático CVT, ou uma configuração híbrida. O Yaris Cross 2024 híbrido usa um 1.5 de 80 cv combinado a um motor elétrico de 90 cv. A Toyota local não deu mais informações como potência combinada ou consumo desta versão.
A imprensa da Indonésia, onde o carro foi apresentado, afirma ainda que o modelo deverá ter uma segunda versão híbrida, chamada e-Smart Hybrid, onde o motor a gasolina é usado apenas como gerador de eletricidade, e não traciona as rodas.
Por aqui, a Toyota deverá fabricar uma versão híbrida convencional, possivelmente com um motor 1.5 flex, e com mais de 80 cv. Mas a marca ainda não divulga qualquer detalhe, e nem mesmo confirma se é mesmo o Yaris Cross que será o próximo modelo híbrido a ser produzido por aqui.
A marca anunciou um investimento de R$ 1,63 bilhão em duas de suas fábricas no País, Porto Feliz (SP), onde faz motores, e Sorocaba (SP), onde faz o Corolla Cross.